Informações coletadas e estudos realizados foram estruturados a fim de facilitar o acesso, a leitura e o entendimento pelo leitor

Está disponível para download gratuito o eBook Cartografia Geral, Digital e Temática, dos autores Tony Vinicius Moreira Sampaio e Maria Cecília Bonato Brandalize, que faz parte da Série “Geotecnologias: teoria e prática”.

Esta série foi elaborada a partir da necessidade premente de publicações, em português, que pudessem auxiliar estudantes universitários e profissionais de diversas áreas a elaborar mapas e realizar análises espaciais em suas atividades diárias.

Assim, após anos de atuação no magistério superior, os autores se propuseram a contribuir, de forma mais efetiva, ao ensino da Cartografia, produzindo um texto que compreendesse tanto estudos científicos realizados como experiências vividas.

Esta não constitui tarefa fácil, uma vez que o tempo é exíguo e ciência e tecnologia estão em constante evolução. Inicialmente, pensou-se numa série de assuntos considerados imprescindíveis às atividades de elaboração de mapas, manipulação de dados geoespaciais e análise espacial por meio de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), bem como, quais dos sistemas disponíveis atualmente no mercado seriam abordados de forma prática.

Assim, foram escolhidos diferentes assuntos que poderiam ser desenvolvidos, de forma teórico-prática, pelos leitores, e que deveriam compor uma primeira versão, de conteúdo mínimo, acerca dos Sistemas de Informações Geográficas.

Cada obra apresenta capítulos estruturados da seguinte forma: breve introdução ao assunto, fundamentação e base teórica, notas, exemplos práticos e referências bibliográficas.

Os exemplos práticos compreendem operações e uso de software de SIG, sendo os mais citados o ArcGIS e o QGIS, bem como, a indicação de aplicativos auxiliares, como o ProGriD (IBGE).

Na sequência, a série Geotecnologias: teoria e prática irá apresentar outros volumes contendo temas considerados pertinentes, tais como Banco de Dados Espaciais, Análise Espacial, Geoestatística, Operadores de Relevo, Consistência Lógica e Topológica, Compartilhamento WEB e WEBGIS, além da Manipulação e Análise de Dados Provenientes de Levantamentos com Drones.

Acredita-se que a grande contribuição deste trabalho está exatamente na forma como as informações coletadas e os estudos realizados foram estruturados a fim de facilitar o acesso, a leitura e o entendimento pelo leitor.

Baixe agora o eBook

Tony Vinicius Moreira Sampaio é Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), Especialista em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), Mestre Geografia: Organização Humana do Espaço pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutor em Geografia: Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lotado no Departamento de Geografia. Ministra as disciplinas de Cartografia Temática e Cartografia Digital para o curso de Graduação em Geografia, e Qualidade da Informação em dados geoespaciais e Geoestatística no Mestrado e Doutorado (2008-Atual). Apoia projetos, na área de Meio Ambiente e Mapeamento Temático, principalmente para elaboração de Estudos de Impacto Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em elaboração de currículo para cursos de Geografia e análise de livros didáticos, e atua principalmente nas seguintes áreas: Geoestatística, Análise Espacial, Cartografia Digital e Temática, Geoprocessamento e Análise de Impacto Ambiental.

Maria Cecília Bonato Brandalize é Graduada em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1984), Especialista em Análise e Gerência de Sistemas pela Faculdade de Administração e Economia do Paraná (1987), Mestre em Educação: Pedagogia Universitária, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997) e Doutora em Engenharia Civil: Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lotada no Departamento de Geomática. Ministra as disciplinas de Topografia, Cartografia Geral, Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica para os cursos de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Agronomia e Arquitetura e Urbanismo. Membro do Grupo de Pesquisa em Cartografia e SIG (2008-Atual). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas (UFPR) (2010-2012). Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (1990-2009). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PUCPR) (2006-2007). Engenheira Cartógrafa na ESTEIO Engenharia e Aerolevantamentos S.A. (1984-1991).

Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?

Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: