Envio de currículo deve ser feito até 10 de junho

A Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH procura um(a) Assessor(a) Técnico(a) no Projeto “Proteção e Gestão Sustentável de Terras Indígenas na Amazônia Legal: Fortalecimento das Instâncias e Instrumentos de Governança da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI)”.

A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma empresa do governo alemão atuante no domínio da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, com cerca de 16.400 funcionários. A GIZ tem mais de 50 anos de experiência em uma ampla variedade de áreas, como o desenvolvimento e emprego, a energia e o meio ambiente e a manutenção da paz e segurança.

Como empresa federal de utilidade pública, a GIZ apoia o governo alemão – em particular, o Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) e o Ministério Federal para Meio Ambiente, Conservação, Construção Civil e Segurança Nuclear (BMUB) – e outros clientes dos setores público e privado em cerca de 130 países no alcance dos seus objetivos em cooperação internacional. Com este objetivo, a GIZ trabalha em conjunto com os seus parceiros para o
desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis.

Sobre o Projeto

O projeto contribuirá para o fortalecimento das estruturas de governança da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). É apoiada a inclusão ativa, bem como a comunicação e cooperação efetiva de instituições governamentais brasileiras relevantes e organizações indígenas nestas estruturas gestoras. Assim o projeto promove pré-condições decisivas para a implementação da PNGATI na região amazônica brasileira.

Uma implementação melhorada da PNGATI promove o desenvolvimento sustentável das terras indígenas, prestando uma contribuição considerável para a proteção da biodiversidade e do clima, bem como ao uso sustentável dos recursos naturais.

Além disso, contribui-se para a articulação e observação dos direitos indígenas; as organizações envolvidas são fortalecidas em seu desenvolvimento participativo e na boa governança. O projeto apoia a participação de homens e mulheres em condições iguais, entre outros, através da participação do grupo alvo na elaboração e implementação dos Planos de Gestão Territorial Ambiental (PGTA) e nos cursos de formação continuada.

Descrição da Vaga

O(a) assessor(a) técnico(a) atuará em Brasília, regime de contratação CLT. A principal função do profissional é contribuir com seus conhecimentos, habilidades e experiências ao alcance dos objetivos e indicadores definidos pelo Projeto “Proteção e Gestão Sustentável de Terras Indígenas na Amazônia Legal: Fortalecimento das Instâncias e Instrumentos de Governança da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI)” por encargo do Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ), executado pela GIZ.

Principais Tarefas:

• Fornecer assessorias técnicas à FUNAI, organizações indígenas e outros parceiros do projeto sobre questões ligadas a gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas;
• Organizar capacitações para técnicos e dirigentes da FUNAI, de organizações indígenas e outros parceiros do projeto;
• Propiciar assessoria em governança e gestão participativa à FUNAI, organizações indígenas e outros parceiros do projeto;
• Apoiar o diálogo com os parceiros políticos brasileiros;
• Apoiar o diálogo com entidades ou estruturas relacionadas com os povos indígenas;
• Organizar de maneira independente eventos (ex. oficinas, grupos de trabalho, visitas técnicas);
• Contribuir aos relatórios de progresso do projeto ao BMZ;
• Articulação com instituições parceiras e representação da GIZ diante terceiros, ao encargo do superior;
• Preparação de reuniões, apresentações, telefonemas e comunicações oficias para parceiros;
• Elaborar pesquisas e relatórios sobre temas da governança e gestão territorial e ambiental de terras indígenas no Brasil e em outros países da América do Sul;
• Elaborar pesquisas e relatórios sobre o andamento das atividades da cooperação;
• Contribuir para a gestão de conhecimento compartilhando conhecimentos adquiridos com outros projetos da GIZ no Brasil, na América Latina e internacionalmente;
• Responder diretamente ao diretor do projeto;
• Apoiar na administração interna do projeto;
• Outras tarefas atribuíveis à função, conforme orientação do superior imediato.

Qualificação, Experiência e Conhecimentos Adicionais:

• Curso superior concluído em antropologia, sociologia, geografia, ciências políticas, direito, estudos regionais ou áreas afins;
• Conhecimento da área de gestão territorial e ambiental de terras indígenas de pelo menos 3 anos;
• Experiência de pelo menos 3 anos em gestão de projetos;
• Experiência de pelo menos 2 anos em cooperação técnica internacional;
• Fluente no idioma inglês ou espanhol. O domínio profissional do alemão é um diferencial importante;
• Prévia experiência em articulação institucional com órgãos governamentais e/ou indígenas será um diferencial;
• Competência gerencial;
• Boa comunicação, oral e escrita, e habilidade de articulação com diferentes atores;
• Experiência em gestão de contratos;
• Determinação, flexibilidade e organização;

Condições de trabalho:

• O/a assessor/a deverá atuar em Brasília, na sede da FUNAI;
• Período de trabalho será integral, 40h semanais;
• Disponibilidade para viagens frequentes para as duas regiões piloto Médio Purus e Madeira e outros destinos nacionais e internacionais.

Enviar CV, carta motivacional, pretensão salarial bruta, e dois contatos de referência até dia 10 de Junho de 2018 para Jorge Espinoza (jorge.espinoza@giz.de). Somente os candidatos escolhidos para formar a lista curta serão contatados dentro de um prazo de duas semanas.

DroneShow Online em Junho

10.im_FaceContinua repercutindo o sucesso do DroneShow 2018, que aconteceu juntamente com o MundoGEO#Connect de 15 a 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 19 a 21 de junho!

Será um seminário no qual o diretor da DroneShow, Emerson Granemann, fará um resumo dos principais lançamentos da feira e das questões discutidas no seminário de regulamentação e novos mercado, além de cinco mini-cursos com instrutores renomados, nas áreas de processamento de imagens, mapeamento, topografia e agricultura.

Os inscritos poderão acompanhar ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking.

Conheça os instrutores, a programação completa e inscreva-se

Este evento online com vagas limitadas tem o objetivo de oferecer uma oportunidade para quem não conseguiu acompanhar alguns dos principais conteúdos do evento DroneShow 2018 e também para quem foi ao evento mas não conseguiu assistir todas as atividades.