Objetivo é testar como as empresas e os consumidores interagem com um carro autônomo e se há obstáculos a serem superados

A Ford avançou mais um passo no seu programa de testes de veículos autônomos em Miami, nos Estados Unidos, em parceria com a Postmates, empresa de serviço de entrega em domicílio que trabalha com restaurantes, lanchonetes, lojas de ferragens e outros varejistas. Quando o cliente faz um pedido à Postmates, ele tem a opção de receber sua encomenda em uma van Transit autônoma de pesquisa.

Os veículos usados nesse programa têm todos os equipamentos e se parecem com um modelo autônomo, com uma única diferença: na verdade, eles são dirigidos por um motorista treinado. Isto porque o foco da pesquisa está concentrado na primeira e na última etapas da entrega.

“O objetivo é testar como as empresas e os consumidores interagem com um carro autônomo e se há obstáculos a serem superados”, destaca Alexandra Ford English, do time de Negócios de Veículos Autônomos da Ford. “A nossa tecnologia de direção autônoma continua a ser testada e desenvolvida em outros veículos.”

A van de pesquisa foi preparada para testar várias interfaces, como a tela sensível ao toque, os múltiplos compartimentos e o sistema de áudio externo do automóvel autônomo da Ford projetado para chegar ao mercado em 2021. Para atender vários clientes na mesma viagem, o veículo conta com três compartimentos fechados: dois traseiros e um lateral, do lado do passageiro, com diferentes tamanhos para testar a configuração ideal para cada produto.

O processo de entrega é basicamente o mesmo: um funcionário da loja digita seu código de acesso na tela para abrir o compartimento e fazer a remessa do produto. Quando o carro chega ao destino, o cliente é avisado por uma mensagem de texto. Ele então digita um código para retirar a encomenda, no compartimento que é informado na tela e por luzes de sinalização. O processo é acompanhado também por orientações de áudio – um recurso que as pesquisas mostraram ser bem aceito pelos usuários.

Mais de 70 empresas participam do programa da Ford com a Postmates em Miami. São negócios que já cresceram com a entrega em domicílio e têm interesse em saber como os veículos autônomos vão impactar o seu futuro.
“O objetivo é facilitar ao máximo a interação das pessoas com os veículos autônomos, testando métodos diferentes para tornar as entregas eficientes tanto para os fornecedores como para os clientes”, completa a especialista.

DroneShow Online em Junho

10.im_FaceContinua repercutindo o sucesso do DroneShow 2018, que aconteceu juntamente com o MundoGEO#Connect de 15 a 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 19 a 21 de junho!

Será um seminário no qual o diretor da DroneShow, Emerson Granemann, fará um resumo dos principais lançamentos da feira e das questões discutidas no seminário de regulamentação e novos mercado, além de cinco mini-cursos com instrutores renomados, nas áreas de processamento de imagens, mapeamento, topografia e agricultura.

Os inscritos poderão acompanhar ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking.

Conheça os instrutores, a programação completa e inscreva-se

Este evento online com vagas limitadas tem o objetivo de oferecer uma oportunidade para quem não conseguiu acompanhar alguns dos principais conteúdos do evento DroneShow 2018 e também para quem foi ao evento mas não conseguiu assistir todas as atividades.