As Circulares de Informações Aeronáuticas entram em vigor nesta segunda-feira em todo o território nacional

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) acaba de publicar novas AICs – sigla para Circular de Informações Aeronáuticas – que regulamentam os procedimentos e responsabilidades necessários para o acesso ao espaço aéreo brasileiro por drones em três diferentes situações.

O DECEA é a organização responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro, provedora dos serviços de navegação aérea que viabilizam os voos e a ordenação dos fluxos de tráfego aéreo no País. Subordinado ao Comando da Aeronáutica, o Departamento é o órgão gestor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, que compreende outras 13 organizações, responsáveis pela execução operacional das atividades que materializam o cumprimento das metas e atribuições do DECEA.

O DroneShow sugere aos usuários de drones que acessem, baixem e estudem as novas AICs para conhecerem a nova regulamentação e estarem em dia com suas obrigações legais:

AIC-N 17/18 - Esta AIC tem por finalidade regulamentar os procedimentos e responsabilidades necessários para o acesso ao espaço aéreo brasileiro por aeronaves remotamente pilotadas, com uso exclusivamente voltado à recreação, os chamados Aeromodelos.

• AIC-N 23/18 - Já a AIC-N 23/18 tem como objetivo regulamentar o acesso de aeronaves remotamente pilotadas ao espaço aéreo brasileiro com uso exclusivamente voltado às operações dos Órgãos ligados aos Governos Federal, Estadual ou Municipal.

• AIC-N 24/18 - Por sua vez, esta AIC tem por finalidade regulamentar os procedimentos e responsabilidades necessários para o acesso ao espaço aéreo brasileiro por aeronaves remotamente pilotadas, com uso exclusivamente voltado às operações dos Órgãos de Segurança Pública (OSP), da Defesa Civil (DC) e de Fiscalização da Receita Federal do Brasil (RFB).

As três AICs entram em vigor nesta segunda-feira, 11 de junho, com validade em todo o território nacional.

DECEA no DroneShow 2018

Entre 15 a 17 de maio, em São Paulo (SP), o DECEA teve participação de destaque na feira DroneShow e MundoGEO#Connect 2018. O DECEA contou com um estande na feira, onde técnicos do Departamento estiveram a disposição para tirar dúvidas dos usuários de aeronaves remotamente pilotadas.

Além disso, teve destaque tanto no 5º Fórum de Empresários de Drones como no Seminário de abertura, sobre regulamentação e mercado de drones. Confira neste vídeo de 1 minuto um resumo do DroneShow 2018:

DroneShow Online em Junho

10.im Face 400x210 DECEA atualiza regras para o uso de drones no BrasilContinua repercutindo o sucesso do DroneShow 2018, que aconteceu juntamente com o MundoGEO#Connect de 15 a 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 19 a 21 de junho!

Será um seminário no qual o diretor da DroneShow, Emerson Granemann, fará um resumo dos principais lançamentos da feira e das questões discutidas no seminário de regulamentação e novos mercado, além de cinco mini-cursos com instrutores renomados, nas áreas de processamento de imagens, mapeamento, topografia e agricultura.

Os inscritos poderão acompanhar ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking.

Conheça os instrutores, a programação completa e inscreva-se

Este evento online com vagas limitadas tem o objetivo de oferecer uma oportunidade para quem não conseguiu acompanhar alguns dos principais conteúdos do evento DroneShow 2018 e também para quem foi ao evento mas não conseguiu assistir todas as atividades.

Fonte: DroneShow