Aquisição tem objetivo de expandir os fluxos de trabalho digitais para entrega de projetos de infraestrutura através da modelagem da construção 4D, apresentando a dimensão temporal para sincronizar os processos BIM com pacotes de trabalho, visualização imersiva e constructioneering, através do Ambiente de Dados Conectados (ADC)

A Bentley Systems, Incorporated, uma das empresas líderes no fornecimento global de soluções abrangentes de softwares para o avanço de infraestruturas, acaba de anunciar a aquisição da Synchro Software, com sede em Londres, uma das líderes (e criadoras do mercado) de software de modelagem da construção 4D para gerenciamento de prazos e projetos.

A Synchro foi globalmente adotada, especialmente para projetos civis e de construção de infraestruturas. A aquisição expande as ofertas de construção do ProjectWise da Bentley, que já inclui o ConstructSim, um dos líderes em modelagem da construção 4D para entrega de projetos de instalações industriais.

Com o gerenciamento de projetos de construção em 4D, as vantagens do BIM podem abranger a entrega de projetos de infraestruturas e ciclos de vida dos ativos, à medida que os fluxos de trabalho anteriormente desconectados se tornam fluxos de trabalho digitais.

O forte crescimento da Synchro, desde a apresentação do Synchro PRO, em 2007, coincidiu com a alta adoção do BIM para fluxos de trabalho de projeto, que, contudo, não abrangem estratégias de planejamento de construção, prazos e gerenciamento de projetos.

Para o Crossrail de Londres, a construção digital da Synchro aplicou de forma inovadora o pacote de trabalho iModel da Bentley Systems para completar o alcance de sua carteira de aplicativos BIM e seu Ambiente de Dados Conectado (ADC).

O Crossrail, maior projeto de construção europeu dos últimos tempos está agora sendo concluído no prazo e dentro do orçamento. A Synchro se tornou o padrão para grandes empresas de construção aproveitando o BIM durante a entrega do projeto.

A Conferência de Construção Digital 4D da Synchro em 2018, em Amsterdã, reuniu formadores de opinião da construção de infraestruturas de 18 países, incluindo apresentações da: Royal BAM Group, Mortenson Construction, Robins & Morton, Shanghai Construction Nº 4 Group, Skanska UK, e Larsen & Toubro, que compartilharam as vantagens das quais usufruíram através do aplicativo inovador de modelagem da construção 4D com a Synchro.

Na entrega de projetos industriais, caracterizada pela contratação de EPC (Engenharia, Procurement e Construção), processos integrados já são norma, levando a fluxos de trabalho digital do ConstructSim para pacotes de trabalho avançados. Contudo, em edifícios e projetos de infraestrutura civis, sem prejuízo do avanço do BIM em termos de projeto e engenharia, a predominante contratação para projeto/proposta/construção institucionalizou fluxos de trabalho desconectados e isolou o planejamento da construção dos dados BIM e da geometria.

• Os construtores têm sido limitados pelas restrições dos programas de planejamento e cronograma, sem visibilidade digital sobre a informação de engenharia que estava no ambiente BIM 3D separado;
• O planejamento da construção não costuma ter a granularidade e o nível de detalhe do fluxo de trabalho e a exploração de alternativas de sequenciação para minimizar o risco e a variação dos prazos de forma suficiente; e
• Os construtores têm de criar seus próprios modelos 3D independentes apenas para a construção, sendo que pelo caminho ignoram as entregas BIM que depois podem nunca, mesmo com sua informação de engenharia, representar de forma precisa o ativo conforme construído para operações e manutenção.

Na Synchro, as entregas BIM 3D estão ligadas à dimensão temporal 4D para sincronizar de forma intrínseca e imersiva, através dos fluxos de trabalho, estratégia de construção e estrutura de divisão do trabalho, prazos, custos, recursos, logística da cadeia de abastecimento e progresso. A modelagem da construção 4D da Synchro incorpora devidamente outras variáveis de construção (humanas, materiais, equipamento, trabalhos provisórios e espaço) para um desempenho de entrega de projetos seguro, confiável e previsível. A Synchro inclui cronograma CPM integrado, mas os usuários podem manter seus cronogramas de projeto externos.

Ao sincronizar as alterações do BIM, cronograma e/ou condições de campo, a Synchro oferece uma visibilidade clara sobre os dados do projeto e sobre o modelo, facilitando a comunicação e análise do impacto das alterações em todo o processo de entrega do projeto. Isto também permite aos usuários da Synchro comparar as alternativas da estratégia de construção, mesmo nas fases iniciais do projeto e dos processos de proposta, e avaliar a viabilidade e eficiência de vários cenários, focando as ideias nos melhores resultados de construção.

Ao incorporar a modelagem da construção 4D da Synchro através do ADC do ProjectWise, a entrega de projetos de infraestruturas pode agora se beneficiar de avanços inéditos no fluxo de trabalho digital. Pela primeira vez, a sincronização das alterações garante que as entregas BIM sejam atualizadas em termos de alterações realizadas durante a construção, alinhando os modelos de engenharia digitais conforme projetado, conforme construído e conforme aplicado para melhorar desempenho do projeto e dos ativos. E, em especial para projetos de infraestrutura civis, os fluxos de trabalho digitais de constructioneering podem automatizar as relações diretas entre os modelos de engenharia digital do projeto, o contexto digital de verificação contínua das condições do local antes e durante a construção e os dispositivos de posicionamento que controlam o equipamento de construção e informam sobre as condições conforme construído.

”Estou muito empolgado com o que a Synchro agrega às capacidades de entrega abrangente de projetos, não só em termos de tecnologias, mas também através da experiência de construção comprovada da equipe da Synchro, liderada pela visão e defesa de Tom Dengenis,” afirmou Stephen Jolley, vice-presidente de construção da Bentley. ”Na modelagem da construção para projetos industriais, o mercado já está convergindo em torno dos pacotes de trabalho avançados e do workface planning do ConstructSim. No que se refere ao avanço da transformação digital para a construção civil e de edifícios, o ímpeto necessário para estas vantagens “industrializadas” é precisamente o que estamos anunciando. Para projetos de infraestrutura, a integração da modelagem da construção 4D da Synchro completa o alcance de nosso ADC do ProjectWise”.

Tom Dengenis, CEO da Synchro Software, afirmou: ”Esta combinação reflete minha convicção sobre o que é essencial para avançar substancialmente a construção de infraestruturas. Na Synchro, atingimos o avanço do software de modelagem da construção 4D há muitos anos, mas quisemos avançar o mercado mais depressa do que nosso próprio crescimento contínuo. Em conjunto com meus mais de 40 colegas da Synchro no Reino Unido, Boston, São Francisco, Xangai e Moscou, estou ansioso para trabalhar mais diretamente com nossos novos colegas da Bentley, graças a nosso poder e compromisso para que a indústria global se torne digital mais rapidamente”.

Malcolm Taylor, responsável pela informação técnicada Crossrail, declarou: ”Ao utilizar o software especializado da Bentley Systems e da Synchro, conseguimos ligar os prazos de nosso projeto à informação 3D para produzir modelos 4D que podiam mostrar o progresso do projeto e da instalação a qualquer momento. Utilizar modelos 4D para planejar ajudou a acelerar o entendimento das equipes de projeto sobre o que era preciso fazer e quando. Também conseguiram resolver conflitos que não costumavam ser visíveis com os gráficos de Gantt e esquemas normais. Utilizar o modelo 4D para o progresso de construção também gerencia as expectativas de pagamento, uma vez que permite que as equipes concordem prontamente com o que foi concluído e aceito, assim como elaborar um excelente registro conforme construído para o futuro mantenedor. Para mim, as novidades da aquisição da Synchro Software pela Bentley Systems são excelentes e ajudarão a reforçar a forma como o 4D pode ser utilizado para melhorar o gerenciamento da construção”.

O CEO da Bentley Systems, Greg Bentley, disse: ”A Synchro já subiu na curva de produtividade da construção ao liderar a adoção da modelagem da construção 4D em projetos significativos em todo o mundo. A oportunidade de expandir os fluxos de trabalho digitais do BIM para institucionalizar a modelagem da construção 4D na entrega de projetos de infraestruturas, superando o planejamento e cronogramacronograma desconectados, é imensa e imediata; sua magnitude é confirmada pelo clamor de novas startups. O entusiasmo e a previsão empresarial de Tom Dengenis na antecipação e avanço ao potencial do mercado, refletidos no crescimento sustentável e contínuo da Synchro das massas críticas à velocidade de fuga, me garantem que temos agora a equipe combinada e as tecnologias convergidas corretas. Todos os construtores e todos os projetos de infraestruturas podem colher vantagens ao se tornarem digitais através de nossa modelagem da construção 4D!”

Geotecnologias na Infraestrutura

A aplicação de Geotecnologias no setor de Infraestrutura permeou várias atividades do MundoGEO#Connect 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista, desde seminários e cursos até soluções na feira. Confira este vídeo com um resumo do evento:

O MundoGEO#Connect 2019 já está marcado para 25 a 27 de junho em São Paulo (SP).