Solução combinada poderá localizar qualquer ativo, como uma ferramenta, ou um equipamento, com o mínimo consumo de energia e baixo custo

As empresas Actility e HERE Technologies acabam de anunciar a parceria que irá melhorar as capacidades de localização das soluções em IoT (Internet das Coisas) por identificação da posição dos ativos de forma precisa e continua, em ambientes internos e externos.

Combinando a plataforma de gerenciamento de conectividade da Actility, LoRaWAN, e as capacidades de posicionamento da HERE, esta integração dará aos clientes da Actility maior custo-benefício, energia eficiente e soluções sustentáveis para gerenciamento em ativos de logística e aplicações de cadeia de suprimentos em todos os setores.

A solução combinada pode localizar qualquer ativo, como uma ferramenta, ou um equipamento, com o mínimo consumo de energia e baixo custo, trazendo a vida a rastreabilidade das mercadorias entre fábricas, ou a transparência da cadeia de suprimentos industrial.

A Actility é uma das líderes globais em soluções em conectividade LoRaWAN. Este é um protocolo sem fio para redes de ampla área que permite que dispositivos se comuniquem com aplicativos de IoT, por meio de conexões sem fio de longo alcance, e com um prolongamento da vida útil da bateria. A Actility capacita mais de 50 provedores de serviço, em mais de 30 países, habilitando redes corporativas gerenciadas para soluções de IoT. Como resultado, a Actility pode habilitar soluções de geolocalização, usando seu hub de roaming LoRaWAN e Abeeway (sua subsidiária que faz rastreadores de baixa potência e de longa duração).

Com sua parceria com a HERE, a Actility traz uma solução completa de localização de baixo consumo ao mercado que combina GPS, A-GPS e posicionamento por Wi-Fi. O mapeamento de local e recurso de “impressão digital” (informações sobre o atual conjunto de sinais disponíveis para um dispositivo móvel, em um determinado momento) da HERE, melhora significativamente a precisão do posicionamento, chegando de cinco a sete metros.

“Através da parceria com a Actility, nós continuaremos a aumentar nossas capacidades e presença no mercado de IoT,” afirma Francois Fortun, Head of Business Development de IoT Partner Ecosystem da HERE. “A HERE é a líder global em serviços de mapeamento e localização, fornecendo os mais altos níveis de precisão e cobertura global, e nosso crescimento contínuo nesse mercado enfatiza nossa posição como o fornecedor de serviços de localização para a tecnologia IoT”, complementa.

“O rastreamento de ativos é um mercado estratégico para a Actility, especialmente desde a aquisição da Abeeway, no ano passado, fortalecendo nosso portfólio de soluções com o dispositivo de rastreamento LoRaWAN”, conta Olivier Hersent, CEO da Actility. “Estamos muito entusiasmados em juntar forças com a HERE para preencher o espaço que acreditamos ter no mercado: multi-países, soluções de localização de baixa potência com maior precisão, em quase todas as situações, e um case de negócio baseado no baixo custo total da posse (TCO)”, finaliza.

Geotecnologia e IoT

O tema Geotecnologia e IoT será um dos destaques do MundoGEO#Connect 2019, que já está agendado para 25 a 27 de junho em São Paulo (SP). Confira este vídeo com um resumo da última edição do evento: