Empresas inovadoras vão poder contar com apoio do projeto BNDES Garagem, programa de desenvolvimento de startups

Foi prorrogado para 07 de agosto de 2018 o prazo para inscrições na Chamada Pública para seleção de aceleradora de startups BNDES Garagem. O programa destinará R$ 10 milhões para apoiar a criação e aceleração do desenvolvimento das empresas nascentes neste e no próximo ano.

Para iniciar o projeto, o BNDES lançou um edital de chamada pública para convidar empresas que dão apoio às startups, chamadas de aceleradoras. Será selecionada uma aceleradora para o projeto-piloto. Em setembro deste ano a aceleradora selecionará 60 startups inovadoras. Em setembro do ano que vem, mais 60 startups serão selecionadas.

Na seleção, a prioridade será para as propostas que apresentarem soluções relacionadas ao planejamento estratégico do BNDES: educação, saúde, segurança, soluções financeiras, economia criativa, meio ambiente e internet das coisas aplicada a cidades inteligentes, ao meio rural e à indústria – internet das coisas é a tecnologia de conectividade e troca de informações entre máquinas e equipamentos.

Trabalho compartilhado

O objetivo do banco é reunir em um único espaço programas de criação de startups e de aceleração de negócios inovadores, local de compartilhamento de espaço e de recursos, laboratórios de inovação, universidades e escolas de negócios, gestores de fundos de investimentos, grandes empresas de tecnologia, entre outros.

Segundo o presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, a participação das startups será gratuita, com oferta de serviços de apoio, como registro, contabilidade, marketing e a estrutura física de trabalho. O banco também não exigirá participação no capital social do candidato a empresário.

As empresas interessadas devem seguir o cronograma a seguir:
Abertura das inscrições 06.07.2018
Encerramento das inscrições 07.08.2018 às 18h
Divulgação das propostas selecionadas para Segunda Fase 14.08.2018
Apresentação das Propostas à Banca de Avaliação 23 e 24.08.2018
Divulgação dos três primeiros classificados 03.09.2018

Dúvidas e questionamentos poderão ser enviados por e-mail para garagem@bndes.gov.br.

Centro de inovação e empreendedorismo

O Centro de Inovação e Empreendedorismo, que será inaugurado em novembro de 2019, contará com programas de desenvolvimento de Startups do BNDES, de outras empresas e também de aceleradoras independentes. Além disso, o centro terá espaço de coworking para startups maduras com alto potencial de crescimento, laboratórios e áreas de inovação de grandes empresas, universidades e escolas negócio, makerspace, gestores de fundos de investimento, big techs, dentre outros players relevantes no ecossistema, tal como ocorre no Station F, maior campus de Startups do mundo, localizado na França.

A proposta é conectar todo o ecossistema debaixo do mesmo teto e ter em um único lugar tudo o que a Startup precisa para se desenvolver. Está previsto, para o próximo ano, um novo ciclo do Programa BNDES Garagem com lançamento de nova chamada pública para contratar Aceleradora, o qual será executado no Centro de Inovação e Empreendedorismo que se encontra em estruturação.

O MundoGEO#Connect 2019, que já está agendado para 25 a 27 de junho em São Paulo (SP), terá um espaço para aceleradoras e startups. Veja um resumo de como foi a última edição do evento:

Imagem: Pixabay