Iniciativa de colaboração da HERE Technologies educa os estudantes sobre a produção de mapas, gerenciamento de projetos e coordenação de pessoas

Como a maioria dos empregos na indústria de tecnologia, procurar uma vaga pode ser incrivelmente desafiador. O que é ainda mais difícil é tentar fazer isso quando você tem pouca experiência e ainda não tem um diploma.

Tendo vivenciado essa experiência em muitas ocasiões, a HERE Technologies criou o HERE Data Acquisition (HERE DA&C). Iniciativa de colaboração que ensina os alunos sobre a produção de mapas e os incentiva a formarem empresas juniores sem fins lucrativos dentro de suas universidades.

Depois de estabelecerem sua empresa, os alunos podem fornecer serviços de mapeamento a preços acessíveis, desde que qualquer receita que ganhem seja reinvestida em sua empresa.

Traçando um caminho

No Brasil, o programa da HERE oferece visitas a escritórios, palestras, cursos técnicos e experiência de campo, para que os grupos de empresas juniores possam aprender sobre gerenciamento de projetos, coordenação de pessoas e como aplicar as habilidades que aprenderam em vários setores. Esse conhecimento é crucial ao participar do evento anual de empresas juniores patrocinado pela HERE, no qual os grupos apresentam seus portfólios aos profissionais do setor.

Em León, México, o programa da HERE tem uma abordagem diferente. O estabelecimento de empresas juniores não é viável. Por isso, os alunos são convidados a irem diretamente ao centro de produção da HERE. No centro, eles aprendem desde a moderação até os processos de produção e qualidade, dando a eles uma compreensão completa de como é trabalhar na criação de mapas.

Mas o que é realmente notável no programa da HERE México é a flexibilidade. Os alunos podem trabalhar no seu próprio ritmo e em qualquer local, em vez de ficarem dentro de um escritório entre 5 e 9 horas. Isso permite que mais estudantes se envolvam sem prejudicar seus estilos de vida e economiza dinheiro em custos de transporte.

Resultados

As reações dos alunos, por si só, provam que esse programa está fazendo valer a pena. Tendo começado com apenas dois grupos de empresas juniores, o programa foi ampliado para dez, simplesmente por meio de elogios de boca em boca dos participantes. Mesmo os alunos que escolheram seguir outros caminhos de carreira continuam fornecendo edições para os mapas da HERE devido ao prazer que obtêm ao melhorar a vida das pessoas.

E tendo se expandido para a Universidade de Playa Ancha, do Chile, e para a Universidade Católica Santa María, do Peru, não demorará muito para que os alunos de toda a América do Sul ajudem a mapear de forma abrangente todo o continente.

Esse futuro não tão distante já está sendo trazido à realidade por meio do trabalho apaixonado do membro da empresa júnior, Breno Bueno, um jovem que demonstrou tanto talento que recebeu convites para os escritórios da HERE no Chile, na Argentina e no Brasil. Com cada visita, Breno aprendeu o máximo que pode e agora está ajudando a expandir a iniciativa da HERE nas escolas em todo o interior de São Paulo.

“Minhas edições ajudam o desenvolvimento urbano de meu país à medida que adquiro habilidades de mapeamento profissional”, comenta Breno Bueno.

Para quem quiser saber mais sobre os programas, ou estiver interessado em fazer parcerias para começar o seu próprio, por favor, contate o mapfeedback@here.com

Geotecnologia e IoT

O tema Geotecnologia e IoT será um dos destaques do MundoGEO#Connect 2019, que já está agendado para 25 a 27 de junho em São Paulo (SP). Confira este vídeo com um resumo da última edição do evento:

Imagem: Pixabay