Cinco equipes lideradas por especialistas da companhia desenvolverão hoje propostas com base em temáticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS)

A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria do mundo, quer potencializar e valorizar o jovem talento e seu poder transformador. Pensando nisso, a companhia convidou alguns de seus profissionais brasileiros para participar do “Indra Hack Day, Desafio América”, um evento realizado simultaneamente em seis países da região, alinhado com seu propósito de transformação digital.

Nesta terça-feira (31/7) jovens profissionais da companhia no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru estão participando durante oito horas de uma “oficina de idealização”, a fim de gerar propostas inovadoras baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). No total, serão aproximadamente cinco equipes por país, formadas por quatro jovens profissionais e um especialista, que assessorará cada equipe durante toda a competição.

Ao finalizar a jornada, cada equipe fará uma apresentação de cinco minutos (a mais original possível) diante de um júri de cada país, formado por dois diretores da companhia e um especialista externo referência em inovação e tecnologia, o qual decidirá a equipe vencedora de cada um dos seis países. O júri avaliará o nível disruptivo da ideia, as habilidades de comunicação e a originalidade na apresentação, a resolução proposta ao problema posto, a inovação tecnológica e a viabilidade. Cada membro da equipe premiada receberá um cheque de bonificação, seu trabalho será publicado nos canais internos da Indra e passará para a segunda fase do concurso, na qual seis equipes, cada vencedor de cada país, competirão por uma vaga na final, que será realizada no Brasil.

A iniciativa tem como objetivo melhorar o trabalho em equipe entre colaboradores das diferentes regiões da América, para que desenvolvam projetos inovadores, capazes de transformar o mundo por meio da tecnologia. A temática para o desenvolvimento dos trabalhos são os ODS da ONU, valores incorporados pela Indra, que já desenvolve projetos em praticamente todos os focos, como saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, energia sustentável e não poluente ou cidades e comunidades sustentáveis.

Sobre a iniciativa

A Indra é uma empresa tecnológica baseada no conhecimento e na inovação e, como tal, um dos ativos fundamentais que possui é o talento dos seus profissionais. No Brasil, pesquisas mostram que 56% dos jovens que trabalham na área de TI avaliam buscar uma nova oportunidade de trabalho nos próximos doze meses. Nos EUA, a média de tempo dos funcionários dos EUA no conjunto das empresas tecnológicas líderes do Vale do Silício está entre dois e três anos. Como resposta a esse cenário, a Indra busca melhorar seu vínculo com seus funcionários mais jovens, já que está formando um novo protótipo de relação com a empresa.

Neste contexto, a companhia está realizando há três anos as mudanças culturais e organizacionais necessárias para que os melhores profissionais queiram se juntar à Indra e, uma vez na companhia, queiram continuar fazendo parte dela. Está realizando importantes esforços, como o desenho de processos e sistemas de gestão do conhecimento que considerem esta dinâmica. E está melhorando sua captação de jovens profissionais com programas como Smart Start, com o qual quer atrair milhares de jovens em todo o mundo para que comecem sua carreira profissional na companhia e fazer com que eles permaneçam.

A iniciativa está alinhada, além disso, ao modelo de inovação aberta da companhia, que busca estreitar, por meio da Indraventures, a relação com todo o ecossistema empreendedor, a fim de detectar e apoiar novas ideias inovadoras que ajudem a reforçar sua liderança tecnológica; bem como com sua Política de Responsabilidade Social Corporativa, que busca o desenvolvimento sustentável e tem nos ODS um bom guia para avaliar o impacto social das soluções e das políticas corporativas da companhia.

2º Fórum de Empresários de Geotecnologia

No dia 7 de novembro acontece em São Paulo (SP) o 2º Fórum de Empresários de Geotecnologia como parte da programação do DroneShow Plus 2018. Veja a programação completa.

Imagem: Pixabay