Evento tem objetivo de destacar a importância das novas tecnologias aplicadas dentro do cenário econômico e ambiental e seus benefícios para a sociedade

O VI Seminário de Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos “Avanços da C&T e suas implicações para a sociedade”, será realizado entre os dias 20 a 24 de agosto na cidade de Alta Floresta – MT.

A organização está sendo feita pelos professores e mestrandos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos – PPGBioAgro, pertencente a UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), Campus Alta Floresta.

O evento tem por objetivo principal destacar a importância das novas tecnologias aplicadas dentro do cenário econômico e ambiental e seus benefícios para a sociedade.

Dentre estas novas tecnologias se destaca o sensoriamento remoto aplicado na agricultura que, com o uso de imagens orbitais, permite cálculo de produtividade de uma cultura, apontar deficiências nutricionais ou mesmo incidência de pragas.

Há também os estudos de modelagem meteorológica, que tentam predizer as alterações climáticas futuras e seus impactos na produção de alimentos e conservação dos ecossistemas.

O seminário apresentará também as experiências entre os alunos de graduação, pós-graduação e professores das instituições envolvidas (UNEMAT, UFMT e IFMT), difundindo com maior eficácia as áreas de atuação de todos os atores envolvidos, suas expertises e impacto de suas pesquisas para a economia, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas na região sul da Amazônia brasileira.

Segundo os coordenadores do Seminário, Prof. Dr. Carlos Antonio da Silva Junior e Prof. Dr. Mendelson Lima, o evento contará com 7 palestras, 14 minicursos e 6 mesas-redondas com debates dos temas: meio ambiente, sensoriamento remoto, tecnologias, melhoramento de plantas, mudanças climáticas e a agricultura atual no Brasil.

A programação completa e informações sobre o VI SEBAAM pode ser encontrada no site http://altafloresta.unemat.br/eventos/sebaam/2018. Entre os palestrantes estarão os seguintes profissionais de ciência e tecnologia: Esp. Alan Bernardes da Silveira (Peugeot ONF), Dr. Flávio Jorge Ponzoni (INPE), Eng. Cartógrafo Eduardo Freitas Oliveira (GEOeduc), Dr. Paulo Eduardo Teodoro (UFMS), Dr. Givanildo de Gois (UFF), Dr. José Francisco de Oliveira-Júnior (ICAT-UFAL) e Dr. Jerry A. Johann (UNIOESTE).

Mapeamento com Drones

O uso de drones em atividades de mapeamento será tema de dois cursos (básico + avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa e garanta sua vaga!

A importância de uma rede altimétrica de alta precisão foi tema de debates no MundoGEO#Connect 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista. Confira um resumo do evento: