Entre os principais temas está o georreferenciamento obrigatório dos municípios

OUTDOOR GEOBONFIM 2018 300x168 Congresso Internacional discute Geotecnologias em Senhor do BonfimPesquisadores nacionais e internacionais estarão em Senhor do Bonfim (BA), no período de 28 a 31 de agosto, para discutir a Cartografia Geral, Temática e Especial que influenciam diretamente no dia a dia das cidades e das zonas rurais. É a oitava edição do GeoBonfim – Congresso Internacional de Geotecnologias, que traz, entre os principais temas, o georreferenciamento obrigatório das áreas urbanas, estabelecido pelo Decreto Nº 9.310 de Março de 2018. O Decreto institui as normas gerais e os procedimentos aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana e estabelece os procedimentos para a avaliação e a alienação dos imóveis da União.

Tendo em vista a emergência do tema, será organizado, dentro do Congresso, o Encontro de Prefeitos e Representantes do Poder Legislativo que trará ainda como temas o “Cadastro Territorial Multifinalitário”, “O Futuro e as grandes tendências das Geotecnologias” e “Introdução a Cidades (e Comunidades) Inteligentes”.

O objetivo do evento é reunir professores, pesquisadores, instituições de ensino, pesquisa e extensão, gestores estaduais e municipais, empresários e a sociedade civil organizada para discutir a utilização das geotecnologias enquanto ferramentas tecnológicas eficazes úteis à compreensão, enfrentamento e resolução dos problemas socioambientais que afetam historicamente o semiárido baiano.

O GeoBonfim é uma realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim, com o apoio da reitoria, organizado pelo grupo de pesquisa Labgeo-Labor em Geotecnologias(CNPQ), sob a coordenação geral do Prof. Dr. Vandemberg Salvador. “O Georreferenciamento de Imóveis Urbanos e Rurais são temas que discutimos e ensinamos desde o advento da legislação que rege ambas as matérias. O campus Senhor do Bonfim é pioneiro na utilização de VANT para georreferenciamento de imóveis rurais, cadastro multifinalitário, atlas digital executado com imagens obtidas com VANT e, além de sediar o evento Geobonfim, detém tradição no uso de geotecnologias possuindo um complexo de laboratório totalmente equipado com softwares e equipamento de posicionamento por satélites de última geração, inclusive o VANT NAURU 500, adquirido para elaboração do Atlas Digital do IF Baiano”, comenta o professor Salvador.

Entre os palestrantes do Congresso estarão o Prof. Dr. Alberto Gomes, da Universidade do Porto – Portugal, uma das maiores autoridades em Geografia e Cartografia, o Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, da USP-SP, especialista em Mapas e Geografia Histórica, a Profª Drª. Sueli Furlan, também da USP-SP, que trabalha com pesquisas socioambientais em Conservação de Florestas Tropicais, e a Engª Cartógrafa Vânia Cláudia de Assis, especialista em Geoprocessamento, que trabalhou no processo de cartografia da Antártica.

Também participam do evento o Prof. Dr. Abimael Cereda Júnior, da Geografia das Coisas-SP; o Eng. Cartógrafo Eduardo Freitas, representando o GEOeduc-SJC/PR, o Prof. Dr. Urbano Nobre, da PUC-SP; o Prof. Dr. Niel Nascimento, da UESC-BA, Prof. Dr. Marcos Hasenack, Prof. Dr. César Cabral e Prof. Me. Rovane Marcos de França, os três do IF Santa Catarina-SC, Prof. Dr. Artur Caldas Brandão, da UFBA, Prof. Dr. Frederico Fonseca IF Paraná-PR, Profª Drª. Wilma Guedes de Lucena, da UFPB, o Cel. Luiz Munaretto, da FAB, a Engª Cartógrafa Miriam Isabel Say, o Geógrafo Vinicius Filier, Imagem-SP, e o Engenheiro Cartógrafo Miguel Pedro Neto, Coordenador Geral de Cartografia do Incra-BR.

“O GeoBonfim é um evento de extensão sobre educação, ciência e tecnologia cujo foco essencial é provocar a discussão e o aprofundamento no âmbito dos temas propostos a cada ano. Apresentar os potenciais das geotecnologias – enquanto ferramentas de informação – para auxiliar nas transformações necessárias para a região do semiárido e discutir acerca das seus usos, impactos e externalidades positivas, é de fundamental importância, tanto para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus Senhor do Bonfim, bem como para a socialização destas geotecnologias, afetando favoravelmente o cotidiano das pessoas e das instituições em âmbito regional”, explica o professor Salvador.

IFBaiano no MundoGEO#Connect

Representantes do IFBaiano estiveram presentes nas edições recentes do evento MundoGEO#Connect. A última edição aconteceu em maio passado na capital paulista. Veja um resumo: