Por Andres Fatoreto*

A Infraero, uma das três maiores operadoras aeroportuárias do mundo, administra 54 aeroportos espalhados pelo Brasil, com mais de 100 milhões de passageiros transportados ao ano, representando cerca de 60% do movimento aéreo no país.

O projeto trata da modelagem da realidade do Aeroporto Governador José Richa (SBLO), situado na cidade Londrina/PR, que foi inaugurado em 1949 e possui um sitio aeroportuário de 727.000 m2 e um terminal de 5.820 m2, com capacidade para transportar até 2,6 milhões de passageiros por ano.

Em 2017, foram realizadas 22.250 operações de pousos e decolagens, transportando quase um milhão de passageiros e fazendo do SBLO o 3º maior Aeroporto do Estado do Paraná e o 4º da região Sul do país.

O Projeto Aeroporto Digital de Londrina é um projeto piloto sendo desenvolvido na metodologia BIM, o primeiro do Brasil, que servirá de modelo para todos os outros 54 aeroportos sob responsabilidade da Infraero, bem como torná-lo referência para os demais aeroportos concedidos no país.

O “Aeroporto Digital” tem por objetivo promover integração e colaboração entre as diversas áreas da empresa e servirá de repositório central de mapas, infraestruturas, edificações, sistemas prediais, dados de gerenciamento de instalações e outros dados relevantes referentes ao Aeroporto de Londrina, oferecendo acesso rápido a informações atualizadas e dinâmicas, contribuindo para gestão eficiente de todo o ciclo de vida dos ativos aeroportuários.

Para realizar o primeiro projeto de Aeroporto Digital do Brasil dentro da metodologia BIM e aumentar a capacidade instalada do aeroporto de Londrina, a equipe de Implantação BIM da Infraero optou por utilizar as soluções AECOsim Building Designer, Microstation, OpenRoads Designer, MAP, ProjectWise e Synchro da Bentley Systems.

Com essa modelagem das edificações, da infraestrutura e do GIS será possível realizar novos estudos de desenvolvimento de ampliação aeroportuária, estudos de demanda, capacidade e fluxos de passageiros, visando aprimorar níveis de serviço e níveis de conforto para o passageiro, além de realizar estudos de interferência e impacto com o sistema de mobilidade urbana da cidade.

As informações aeroportuárias serão integradas às bases de dados da Prefeitura de Londrina, consistindo em um modelo de governança para a gestão da informação.

O Aeroporto Digital e a Metodologia BIM/SIG, associados ao planejamento, processos de projeto e gestão, construção, manutenção e operação em modelos 3D paramétrico com todas as informações subterrâneas e acima do solo, servirão como banco de dados paramétrico para apoio ao planejamento e melhor gerenciamento de projetos.

Os resultados imediatos esperados com o Aeroporto Digital são:

• Análises de Aproximação e Decolagem – Detecção de interferência vegetal, Análise de Área – Cidades, Análise de Área – Novas Construções, Visualização Controlada do Corredor do Espaço Aéreo, Análise solar, Sombras de radar.

• Gestão de Dados Aeroportuários – Review das informações, Dados de inspecção do pavimento, Inspeção / Gerenciamento de Condição, Marcas, Exibição Temática, NAVAID, Dados de catálogo, Dados BIM.

• Abrangência BIM – Arquitetura, Estrutura, Mecânica e Elétrica, Interoperabilidade, Detecção de Interferência, Quantitativos, Renderização e Animação, Integração com Nuvem de Pontos, Caminhada Virtual, Localização, Consultas de segurança, Atualizações Automáticas, Mobilidade da Informação, Tipos de Espaços, Dados de Espaços, Contratos de Limpeza e Locatários.

• Análises Preditivas – Sistemas de alimentação e iluminação, Chiller / Sistemas mecânicos, Escadas rolantes, Caminhadas, Elevadores.

• Gestão da Informação – Fonte única de informação, Acesso Seguro a Dados, Integração de aplicativos, Codificação de Documentos, Atributos do documento, Gerenciamento de fluxo de trabalho, Gerenciamento de Dados Geoespaciais, Acessível via Web e Dispositivos móveis.

Para este projeto, será desenvolvido:

1 – Modelagem 3D de 01 pista de pousos e decolagens, 2 pátios de aeronaves e sistema de taxiways e vias de acesso;

2 – Modelagem de 920.354,00 m² do sítio aeroportuário;

3 – Diminuição dos custos de manutenção (manutenção corretiva versus preventiva);

4 – Aprimoramento da operação aeroportuária;

5 – Estima-se economia de até R$ 540.000/ano com gestão de informações;

6 – Aumento da rentabilidade comercial, diminuição de paradas de equipamentos, agilidade em processos fundiários terão sesu cálculos efetuados após a conclusão do projeto.

O Aeroporto de Londrina terá seu “gêmeo digital” e será o primeiro do Brasil, não apenas na modelagem da infraestrutura das edificações e sistemas de pistas, mas nos processos de trabalho atrelados a ele.

Será um grande repositório de informações para melhorar a performance de trabalho e a obtenção de dados mais eficiente. Haverá ganhos para todos os setores da empresa, como a área comercial, patrimônio, operações, engenharia e manutenção, e aumentará a compreensão do projeto entre todas as partes envolvidas.

Além disso, promoverá um ambiente de transformação digital e, futuramente, será a base para tornar cada aeroporto administrado pela Infraero em um “Aeroporto Inteligente” integrado à “Cidades Inteligentes”.

Andres Fatoreto*, Corporate Account Manager na Bentley Systems

Fóruns de Empresários de Geotecnologia e Drones

No dia 7 de novembro será realizada a sexta edição do Fórum Empresarial de Drones e no dia 8 de novembro a segunda edição do Fórum Empresarial de Geotecnologias, dentro da programação do DroneShow Plus 2018, em em São Paulo (SP).

Estes Fóruns apresentam uma continuidade da sequência de encontros da comunidade empresarial, promovidos pela MundoGEO, que acontece desde 2016.

Neste ambiente serão discutidos também novos modelos de negócios, conhecidas as novas demandas do mercado e promovidas cooperações entre as empresas dos setores de drones e geotecnologia.

O moderador do 6º Fórum Empresarial de Drones e do 2º Fórum Empresarial de Geotecnologia será Emerson Granemann, Fundador da MundoGEO, idealizador das feiras DroneShow e MundoGEO#Connect.

Conheça a programação detalhada e garanta sua vaga no DroneShow PLUS