MundoGEO#Connect LatinAmerica   |   Portal   |   Revista   |   Assinatura   |   Quem Somos   |   Anuncie   |   Fale Conosco

6,353 users have made 9,978 posts!

GIS | Remote Sensing | Land Surveying | GNSS

Log in below with your Fórum MundoGEO account: [Don't have an Fórum MundoGEO account? Grab a free one here!]

Fórum MundoGEO » Geoprocessamento e GIS

Coordenadas

Boa tarde pessoal,

estou com uma dúvida, tenho as seguintes coordenadas: X = -3,13232744 e Y = -60,0182507 e quando esse ponto é salvo no banco (Oracle) na coluna de SHAPE ele transformado para os seguintes valores: X = 164486.1479 e Y = 9653295.8277.

Gostaria de saber, se alguém já precisou fazer esse cálculo de conversão. Pois eu e um colega estamos "parados" nesse problema, não sabemos como fazer essa conversão.

Agradeço pela ajuda.

Answers from fellow members and edublogs support

Olá Sharline.
Esse ponto está localizado em Manaus? Aconteceu o seguinte: as coordenadas inseridas representam a Latitude (-3,13232744) e a Longitude (-60,0182507) ambas decimais.
Automaticamente, por causa de alguma configuração do banco, ela foi transformada para a projeção Universal Transversa de Mercator (UTM).
A leitura correta das coordenadas obtidas é: E = 164486.1479 m e N = 9653295.8277 m, pertencentes ao Fuso 21 M. No entanto, acho imprescindível consultar alguém que entenda de cartografia, pois essas coordenadas estão exatamente numa região de transição entre fusos (20 e 21) e provavelmente estarão erradas, ou seja, são inexistentes tecnicamente. Nesse caso, a melhor forma de armazenar as coordenadas é no formato como inserido mesmo (Latitude e Longitude).
Procure um profissional da área para evitar uma inserção inadequada desses valores no banco.
Espero ter ajudado.

Post Meta

Latest reply from Diego Hemkemeier Silva

Reply

You must log in to post.