MundoGEO#Connect LatinAmerica   |   Portal   |   Revista   |   Assinatura   |   Quem Somos   |   Anuncie   |   Fale Conosco

6,353 users have made 9,978 posts!

GIS | Remote Sensing | Land Surveying | GNSS

Log in below with your Fórum MundoGEO account: [Don't have an Fórum MundoGEO account? Grab a free one here!]

Fórum MundoGEO » GNSS e LBS

Diferença nos pontos altimétricos usando GPS GTR

Alguem poderia me auxiliar, enviando um procedimento para a configuração e operação do GPS GTR, para a obtenção de pontos e principalmente cotas altimétricas (submétricas). O operador do equipamento tem usado 55 segundos de ocupação, a plamimetria parece OK, mas as cotas diferem muito, mesmo na linha da praia, onde deverião ser as mesmas. (não tenho o manual do equipamento, e já tentei contacto com as revendas)
Muito grato

Hugo Roesch

Answers from fellow members and edublogs support

Caro Hugo,

Só por curiosidade,, difere quanto?
preciso dessa informação para fazer ou não umtrabalho.

João Luiz
Rio Branco - Acre.
Não creio, que operado e configurado adecuadamente, difira do que está estabelecido no catálogo.
Aí é que está o problema, contratei o serviço, e o operador não sabe como operar para obter as cotas, e venho tentando obter um passo à passo do procedimento, sem sucesso.
Hugo
Caro colega, ter resultados satisfatórios em planialtimetria com 55segundos de ocupação eu diária que é impossível com a tecnologia que você está utilizando. Tente RTK ou faça com estação total.
Já fiz aqui um trabalho desses com Promark2 com 1minuto de ocupação, o pessoal ficou 3 dias de campo coletando dados, resultado.... perdi tempo e dinheiro.
sds
Clayton
Em nivelamento com GPS voce tem que ver bem a ondulaçao geoidal do local, deve tambem manter linhas de base curtas para influenciar o minimo possivel, recomendo que faça um transporte por nivelamento geometrico para o ponto base e depois faça o nivelamento por GPS sempre com linhas curtas, lembro que nos locais onde o modelo geoidal nos oferece confiança sempre tem varias RNs por perto. Outro cuidado e no rastreio 55 segundos de ocupaçao é muito pouco se for stop-and-go tudo bem mas deixe pelo menos 30 minutos o primeiro ponto.
Prezado Amigos,

Tenho um GTR1 (base) e um GTRA-Bt (Rover)
Tenho feito vários levantamentos planialtimétricos com este equipamento e só obtive bons resultados, com precisões melhores que 1 cm em 20 segundos de coleta (de 2 em 2 seg) numa distância de no máximo 1,5 km da base.
Faço levantamento planialtimétrico de grandes áreas (ex. 200 ha) utilizando levantamento de linhas e a precisão é de 1 a 15 cm o que é satisfatório para uma fazenda.
Uma das coisas que diferencia o resultado é a distância da base e o tempo de coleta do 1º ponto (rover) que eu utilizo com 40 min em bases de até 1 km e 45 min de 1 a 2 km.
Estou à disposição.
Abraços.

Alexandre
Pois então, não sou o operador, sou o cliente dos serviços, e estou tentando obter as cotas, e já que o operador não sabe, e tb não tenho outro aqui, estou tentando receber informações de como proceder.
Mas tambem já decidi utilizar nivel e régua...E decidi tb comprar um GPS, (com as informações ). O cliente final não pode esperar.
Complementando  o que os dois colegas (Usuários do GPS GTRs) citaram, quanto a precisão altimetrica com GPS L1 tem que ser observando alguns parâmetros condicionais para obter uma boa qualidade dos trabalhos, a saber 1-     Pontos no modo estático de no mínimo com 15 min independentemente da não perda ciclonia. 2-     Base/ móvel de até 20 km (Vetor). 3-     Taxa de gravação de 2 a 5 segundo.   Esse mesmo trabalho utilizando um GPS L1/L2 no modo de trabalho, o tempo de ocupação por ponto pode ficar entre 5 e 8 min a precisão será tão boa quanto ao nivelamento geométrico.   OBS. Já realizei esse tipo de trabalho com GPS L1/L2 nesse modo de trabalho nas margem da Barragem Jupiá (Rio Paraná). Rastreando pontos de cota máxima (Georreferenciamento) lançados com nível (Nivelamento Geométrico) Pontos distantes entre si em média 60 m numa extensão de 8 km,  e as diferenças de cotas em média ficavam entre +/- 10 mm
Caro Leonilson, acompanhando o post em questão me surgiu uma dúvida, é possivel fazer a alocação de curvas de nível com RTK? como fica a precisão para alocação deste tipo de trabalho? Abraço!!

Olá Lenilson, sou operador de um GTRA-BT, tenho algums problemas na hora de processar os pontos, algumas vezes não aparece os pontos que coletei apenas a BASE, fico na dúvida se poderia ser o GPS com problema ou na hora de coletar os dados.

Meu msn: Herrisonlopes@hotmail.com

abraço a todos!

Post Meta

Latest reply from Herrison Lopes dos Santos

Reply

You must log in to post.