MundoGEO#Connect LatinAmerica   |   Portal   |   Revista   |   Assinatura   |   Quem Somos   |   Anuncie   |   Fale Conosco

6,353 users have made 9,978 posts!

GIS | Remote Sensing | Land Surveying | GNSS

Log in below with your Fórum MundoGEO account: [Don't have an Fórum MundoGEO account? Grab a free one here!]

Fórum MundoGEO » Agrimensura e Cartografia

Precisão das coordenadas em rastreio com GPS L1/L2

Fizemos um rastreio de pontos em campo, numa área totalmente plana e de lavoura sem obstaculos altos e PDOP baixo, ou seja, com condições muito boas de rastreio. Rastreamos esses pontos com um Equipamento PRO XR da trimble e na base um Hiper L1/L2 da Topcon, usando a fase da portadora.
Em escritório fizemos todo o procedimento pra processamento, como sempre fizemos (transformação do arquivo de base em Rinex pra processar os pontos no Path Finder 3.10). Processamento feito e todos os pontos fixaram, de acordo com o relatorio mostrado, mas as precisões mostradas foram de 4.412 cm.
Alguem poderia me esclarecer o que pode estar acontecendo? Alguem já se deparou com esse problema?
Agradeço a todos

Dinalva Oliveira

Answers from fellow members and edublogs support

Eu já tirei duvidas como essa, de outros listeiros, tu poderia consultar, mas vou passar algumas dicas:
Tu fez os rastreios, usando a portadora L1, mas tu não disse qual a configuração, para a coleta, se tu vez stop and gol, tu criou um só arquivo para tiodo o dia e coletou vários pontos, fez a inicialização e tudo mais.
O programa Path Finder Office, oferece uma precisão baixa mesmo tendo fixado os inteiros, eu numca cheguei a nemos de 1,3cm, mesmo com mais de 1 hora de rastreio.
Se tu ler o manual do PROXR vai ver que para a inicialização é nescessário 45min no primeiro ponto, mas o equipamento também trabalha usando o método OTF, mas no OTF os primeiros pontos não vão fixar, a fixação é só depois despe tempo.
os revenderores com precisão de 10cm + 5 ppm após observação contínua de 20 minutos da portadora L1
Tu pode melhorar estes rastreios dependendo do tempo de ocupação ( no minimo de 20 minutos por ponto) e da distância dos vetores.
Se usou o método stop and gol, e tem uma distância curta de vetores, pode explodir
(a t e n ç ã o   Salve antes estes dados em outra pasta por garantia)
este rastreio e salvar só os pontos, usando o editor de registo, é trabalhoso, dai exportar rinex deles e processar em um outro programa, Topcon Tools,  Tgo ou outro de processamento DGPS L1 ou L1 L2.
A ajuda do Path Finder Office traz instruções para isto.
Mas acho se os pontos fixaram pode deixar assim.
Eu recomendo que proceda da seguinte maneira:
Acurácia (RMS)3 após a correção diferencial
Pós-processamento do GPS C/A Pathfinder4 . . . . 50 cm
Pós-processamento da portadora do GPS Pathfinder Office
Após 5 minutos de rastreio de satélites  . . . . . . . .30 cm
Após 10 minutos de rastreio de satélites . . . . . . . .20 cm
Após 20 minutos de rastreio de satélites . . . . . . . .10 cm
Após 45 minutos de rastreio de satélites. . . . . . . . .1 cm
Colete os pontos com mo minimo de 20 minutos dependendo da distância da Base aumente 5min por km, sempre sem perder o carrier, em um arquivo por ponto, isso vai facilitar exportar para rinex, e processe em outro programa DGPS L1 ou L1 L2.
Tu vai ver que a precisão vai ser de milimetros.
Bom divertimento, qualquer duvida entre em contato.
Atenciosamente

Angelo Talon
Cara Dinalva

Segundo experiência e relatos de tecnicos da S&C o ProxR so vai dar precisão se usado como base outro ProxR, considerando o metodo de levantamento em Codigo CA. A essa explicação vem devido as filtragem diferenciada do Codigo CA do PRoxR, ok.
Agora usando outra BAse (ex. Hiper), deve se usar o metodo Fase Carrier, porem para obter as precisões necessárias deve se usar as metodologia conforme o fabricante (primeiro ponto usar uns 20 minutos para fixar e utilizar o metodo Stop & Go, isso para cada ponto não perder o Ciclo, caso perder novamente fixar o ponto e etcc... ok, pois mesmo com a FAse Carrier ligada e não obdecendo esta metodologia o processamento será em Codigo CA, portanto voltando no inicio da explicação ,ok.
sds

Eng. Clebson Alves
problema pode ser na hora de transformar para Rinex seu aquivo de Base, que software e qual versão voce usa para exportar para Rinex? se for Topcon Link tem que atualizar para a versão 6.
Pessoal, a precisão mostrada foi de 4412 cm e não 4,412 cm.

Estou com o mesmo problema, mas com o Pathfinder 3.0 e não estou conseguindo converter os arquivos de base em RINEX. A solução e utilizar outro programa pra converter que não seja o Pathfinder............
Atenciosamente,
Balduino

Post Meta

Latest reply from BALDUINO PUERARI CUSTODIO

Reply

You must log in to post.