2009 é o Ano Internacional da Astronomia, com atividades em todo o mundo. A data comemora os 400 anos de uma revolução iniciada com as primeiras observações telescópicas feitas pelo italiano Galileu Galilei, em 1409.

IYA2009No mesmo ano, o alemão Johannes Kepler publicou o livro Astronomia Nova, que propôs uma astronomia baseada na descrição das causas por trás dos movimentos celestes.

A astronomia é a base de muitas aplicações na área de geotecnologia, como a observação da Terra e o posicionamento por GPS, por exemplo. Não podemos esquecer do movimento aparente do Sol como primeira forma de marcação do tempo e do firmamento como referência para as primeiras navegações.

Afinal, foi essa ciência que deu início aos estudos de geodésia celeste, culminando nessas "estrelas artificiais" que são os satélites dos sistemas globais de navegação.

IYA2009

A União Astronômica Internacional vai organizar, ao longo do ano, várias atividades em mais de 100 países, através de conferências, palestras e lançamentos de livros. Vale a pena dar uma navegada no site oficial do Ano Internacional da Astronomia.