O laboratório de inovações da Microsoft divulgou ontem um vídeo de cinco minutos com a visão da empresa sobre a tecnologia da informação em 2019.

Na visão da MS, dentre as novidades estariam a tecnologia para monitoramento integral das casas e ferramentas mais ágeis de comunicação e colaboração.

Além da onipresença das tecnologias touch screen, o que chama a atenção é um jornal com uma espécie de "tinta virtual", que muda o conteúdo do papel de acordo com a vontade do usuário.

Labs

A maioria das grandes empresas tem o seu laboratório de novas engenhocas, bem no estilo Professor Pardal. Muitas  nem chegam a ser lançadas, mas as que chegam ao mercado acabam entrando inevitavelmente em nosso dia-a-dia.

Ano passado, quando estive em San Francisco para um evento da Autodesk, conheci alguns produtos do laboratório da empresa. Pude testar uma tela touch screen para visualização de peças em 3D, que já nem era tão novidade assim, mas o que impressionou foi uma ferramenta para "ver" o que existe dentro de paredes, através de modelos tridimensionais de edificações.

O Google também usa muito bem o seu laboratório. Alguns exemplos de projetos "graduados" no Google Labs são o Transit e o Maps.