Se você ainda não está trabalhando em uma "nuvem", pode estar certo que um dia ainda vai estar. Reproduzo aqui alguns trechos de um artigo sobre Web 2.0 e Trabalho na Nuvem, de Pablo Caldas, diretor da agência Full Haus:

"Quando o seu trabalho vai para a nuvem, o céu é o limite. O conceito baseia-se na idéia de que softwares, plataformas e infraestruturas podem ser vendidas e utilizadas como serviços. Assim, você não precisa comprar um processador de texto ou uma planilha – você pode utilizar estas aplicações diretamente na Internet, onde ficam também seus arquivos. Existem inúmeras empresas que oferecem este serviço – algumas sem cobrar nada por isso, como a Google faz com sua suite de aplicativos Google Docs.

A mesma regra vale para empresas, que podem alugar data centers remotos e levar todo o seu servidor para a rede. Tanto para o usuário doméstico quanto para as empresas, os benefícios são muitos. Além do mais óbvio – acessar seus dados a partir de qualquer lugar com uma conexão à Internet – você passa a contar com estruturas de segurança, backup e recuperação que muitas vezes têm custos proibitivos. Além disto, todas as dores de cabeça (e custos) com instalação, implementação e manutenção simplesmente deixam de existir.

As redes colaborativas também deram sua contribuição para a migração do escritório para o ‘cyberespaço’.

Por que não utilizar uma rede colaborativa customizada para estimular a comunicação entre seus colaboradores e organizar seu fluxo de trabalho? Alie isso aos serviços na nuvem (softwares, plataformas), e seu trabalho poderá lhe acompanhar onde quer que você vá. Ou onde quer que você fique".

Um pouco mais sobre Computação em Nuvem (em inglês): 

Mas o que tudo isso tem a ver com a área de geo?

Tudo!

O chefe de tecnologia do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês), Carl Reed, há algum tempo fez comentários sobre o termo "geocloud". Para ele, a geocloud seria um passo à frente em relação à computação em grade (grid computing) e à Arquitetura Orientada a Serviços (SOA, na sigla em inglês). Ainda segundo Carl Reed, para que a geocloud funcione corretamente é necessária a definição de padrões, o que é uma das atribuições do OGC.