Durante a conferência TED2010, que aconteceu no início de fevereiro, o presidente da Esri, Jack Dangermong, introduziu um novo conceito: GeoDesign.

O GeoDesign consite, basicamente, em integrar as tecnologias geoespaciais no processo de desenho e projeto. Isso daria a arquitetos, planejadores urbanos e outros profissionais as informações e análises geográficas necessárias para melhorar seus projetos.

Ele citou como exemplo as casas, jardins e templos japoneses, criados por planejadores que levam a natureza em conta para integrar as construções ao ambiente.

TED

O TED, voltado para as áreas de tecnologia, entretenimento e desenho, aconteceu entre 10 e 13 de fevereiro em Long Beach, na Califórnia. Para os que já são da área de geo, o conceito não traz tanta novidade assim, mas em tempos de arquitetura sustentável, o geodesign forneceria novas variáveis e ferramentas para projetistas.

Dentre os figurões do evento estavam Sergey Brin, da Google – que falou sobre os ataques chineses às ferramentas da companhia – e Bill Gates, da Microsoft – que palestrou sobre inovação.