Era só o que faltava. A empresa Rosum anunciou hoje o lançamento do Alloy, uma tecnologia de localização e sincronização para ambientes fechados e "canyons" urbanos baseada em sinais de TV!

Desenvolvido em parceria com a empresa de TV digital Siano, o chip Alloy utiliza os sinais de transmissão de televisão para fornecer informações precisas sobre localização, tempo e frequência.

O lançamento do chip abre um novo mercado de oportunidades comerciais, pois permite a localização e sincronização com aparelhos no interior de edificações, em espaços urbanos com prédios altos ou mesmo em carros transitando dentro de túneis.

Isso também abre um leque de oportunidades de publicidade móvel, em tempo real, pois o sistema pode apresentar um anúncio no dispositivo do usuário, de acordo com sua localização. Por exemplo, um usuário vendo um filme dentro de um taxi em movimento pode ser surpreendido por um anúncio dizendo "Pare agora mesmo e entre nesta loja à sua frente, pois aquele tênis Nike que você tanto estava procurando está aqui, com a sua numeração!"

A tecnologia Alloy combina um chip com receptor A-GPS de alta sensibilidade, juntamente com uma solução híbrida de TV e GPS que funciona – teoricamente, pois ainda não vi em ação – em qualquer ambiente, seja urbano, rural, interno ou externo. Segundo os desenvolvedores, os sinais de transmissão de TV seriam 100 mil vezes mais potentes que os de GPS, o que possibilitara o posicionamento no interior de construções.

Em termos de tecnologia de navegação e posicionamento, o que pode vir depois disso?