Ou a melhor pergunta seria: GIS integrado ao Gerenciamento de Projetos é possível?

Voltando ao tema Gerenciamento de Projetos (PM, na sigla em inglês), gostaria de indicar um artigo publicado na edição 61 da revista InfoGEO (acesso gratuito, sem necessidade de login e senha), de Clóvis Lemos Tavares, com o título “Onde estão os projetos?“.

Neste artigo, o autor fala sobre a importância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para o gestor saber onde estão os projetos, como eles estão espacializados e como seus resultados estão distribuídos no espaço geográfico.

Ele usa como exemplo um projeto realizado em uma empresa do setor de Utilities no estado do Espírito Santo, no qual foi necessário criar uma camada intermediária para fazer a “comunicação” entre estes dois mundos: PM e SIG.

Gerenciamento de Projetos GIS Gerenciamento de Projetos integrado ao SIG é possível?

No artigo, Clóvis enumera alguns dos benefícios desta integração, mas eu citaria como principal este: “O gerente ‘mapeia’ o projeto na sua criação, de forma transparente e customizável, sem a necessidade de ser um especialista em geoprocessamento”. Isto é fundamental para que qualquer gerente de projetos possa usar o ferramental de geo no seu dia-a-dia.

Esta solução – camada intermediária – ainda não é a ideal, mas já resolve grande parte do problema. Você já utiliza gerenciamento de projetos com a integração de informações geoespaciais? Sua plataforma já tem a informação geográfica nativa ou é preciso fazer algum tipo de integração? Compartilhe sua experiência conosco, pelos comentários ou pelo email editorial@mundogeo.com.

share save 171 16 Gerenciamento de Projetos integrado ao SIG é possível?