A meteorologia está na boca do povo, seja através de vídeos como este – do canal Porta dos Fundos – ou nas páginas de ‘denúncia’ dos jornais, pois a previsão do clima no Inpe só continua funcionando devido a um acordo que permitiu a mais de 70 funcionários temporários continuarem trabalhando.

Brincadeiras como esta só mostram que a previsão do tempo anda meio desacreditada ultimamente. Porém, o trabalho dos meteorologistas é árduo e as pessoas leigas acabam se esquecendo que – segundo o próprio significado da palavra – são apenas previsões e não a palavra definitiva sobre como vai ser o clima no futuro.

Previsão do clima está em risco

No início de setembro foi divulgado que a Justiça Federal anularia 111 contratos temporários do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) por considerá-los irregulares, comprometendo assim a previsão do tempo e a geração de alertas de desastres naturais. O concurso simplificado foi feito com base em uma Lei que permite o contrato de temporários para situações específicas, como emergências por exemplo, mas o Ministério Público entendeu que a situação é ilegal, pois os funcionários exercem funções de caráter permanente.

Reviravolta

Aí, no dia 10 de outubro a Justiça Federal de São José dos Campos (SP) aceitou um acordo que definiu o prazo de 45 dias para que o Inpe e o Ministério da Ciência e Tecnologia regularizem a situação dos contratos de 71 servidores temporários que estão ameaçados de demissão. O acordo suspendeu a dispensa desses funcionários, que já deveria ter ocorrido por decisão da própria justiça. O prazo está acabando!

Brincadeiras a parte, sem a previsão do tempo do Inpe, vamos ter que contar com o joelho ruim da tia que mora em São José dos Pinhais para saber como será o clima nos próximos dias.