Esta foi a tônica da palestra de Laércio Cosentino, fundador da TOTVS (lê-se, “tótus”), semana passada aqui em Curitiba: Transformação digital não acontece da noite pro dia

O evento do último dia 19 de outubro foi bem enxuto e durou uma manhã, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer, bem próximo do escritório da MundoGEO, reunindo mais de 300 profissionais e empresários.

Segundo o Márcio Viana, CEO da TOTVS Curitiba, “a ideia foi provocar e mostrar ao público em que momento estamos nessa jornada de transformação digital”.

Mostrou, ainda, a diferença entre as organizações tradicionais e as exponenciais, e como a TOTVS aproveita o melhor desses dois modelos. Em tempo- dica de leitura: Livro Organizações Exponenciais, de Yuri Van Geest.

Eterna Startup

Laércio Cosentino (Foto: Divulgação)Uma eterna startup… Por incrível que pareça, é assim que Laércio Cosentino define seu negócio (por sinal, uma das maiores empresas de soluções, plataforma e consultoria da America Latina, presente em 40 países).

Fundada em 83, a TOTVS está passando por sua própria transformação digital, com a implementação e lançamento de novas tecnologias que vêm mudando a maneira como as pessoas agem e consomem.

Em sua palestra da semana passada, Laércio apresentou, de forma descontraída, as principais mudanças trazidas pela era digital.

Segundo ele, o processo de transformação é gradativo e envolve não só a empresa, mas também os clientes: “É importante que as empresas analisem seus clientes e busquem enxergar quais são as principais tendências desse público. A mudança no comportamento e na preferência das pessoas faz com que o processo de transformação seja constante”.

Destaque para o setor de softwares, que tem estreita ligação com o de Geotecnologia e está passando pela fase de transição do modelo “antigo” – baseado na venda de licenças e lançamento de versões – para o novo – com foco em assinatura e atualização constante.

O que virá pela frente?

Só quem estiver em constante transformação (digital?) vai saber…