Você sabia que a maioria dos cálculos topográficos pode ser resolvida com qualidade e rapidez utilizando softwares que estão ao seu alcance? Veja como o Excel e o AutoCAD ainda são subutilizados para cálculos de poligonais topográficas.

A cena é típica por esse Brasil afora: a equipe de campo volta de um longo dia de trabalho levantando uma poligonal e entrega as cadernetas para o pessoal do escritório, que então tem que se debruçar sobre aquele monte de números e “quebrar a cabeça” para fazer o fechamento, cálculo das coordenadas e da área, etc.. É um trabalho que geralmente leva muito tempo e consome recursos preciosos das empresas, mas que poderia ser simplificado caso os profissionais tivessem maior conhecimento de ferramentas simples e que estão ao alcance de todos, como por exemplo as planilhas eletrônicas (Excel, BrOffice, Google Spreadsheets, etc.) e os softwares de desenho (AutoCAD, MicroStation, ZWCAD, etc.).

Excel e AutoCAD ainda são subutilizados para cálculos topográficos

O editor de planilhas mais popular em todo o mundo ainda é o Microsoft Office Excel, disponível para computadores com Windows e Macintosh, além de dispositivos móveis com Windows Phone, Android ou iOS. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e ferramentas de cálculo e construção de gráficos, o que fornece aos profissionais de escritório possibilidades infinitas para a realização de cálculos topográficos, inclusive a programação através de funções em Visual Basic.

Na área de projetos, o AutoCAD ainda é a plataforma dominante em todo o mundo e provavelmente continuará sendo ainda por muitos anos, devido ao esforço da Autodesk para manter o software atualizado e também às recentes iniciativas de popularização do sistema junto a estudantes, professores e instituições de ensino, como por exemplo a disponibilização da versão atual gratuitamente para esse público. Pouca gente sabe, mas para a área de Topografia o AutoCAD pode ser usado para facilmente desenhar e plotar poligonais, usando scripts de programação simples e ao alcance de qualquer profissional.

Quer saber como calcular poligonais com o Excel, entender erros de fechamento e suas possíveis correções, além de aprender como calcular coordenadas, áreas, perímetros e configurar a plotagem utilizando o AutoCAD? No próximo dia 11 de abril a partir das 9h30 da manhã vai acontecer um curso online sobre este assunto, com apresentação de Paulo Sergio Oliveira de Carvalho, professor titular e coordenador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de João Pessoa e servidor da Universidade Federal da Paraíba.

No treinamento online o professor Paulo Sergio vai apresentar uma poligonal que servirá como problema para os exercícios práticos e explicará como usar funções em Visual Basic no Excel para a realização de transformações angulares. Ele também vai explicar os diferentes erros de fechamento de poligonais topográficas e as possíveis correções angulares e lineares, e a melhor forma para realizar cálculos de coordenadas e de áreas de forma analítica. Para finalizar, será mostrado como construir scripts para configuração de plotagem no AutoCAD e para o cálculo de áreas e perímetros, tudo isso de forma prática e descomplicada.

Para participar neste treinamento online basta ter conhecimento básico em informática. Já para realizar as atividades práticas será preciso usar o Excel (caso não possua o software, baixe a versão trial) e também o AutoCAD (caso ainda não tenha este sistema, acesse o trial). Durante o curso online você poderá interagir com o instrutor via chat e terá acesso aos materiais apresentados (pdf, vídeo e tabela de perguntas & respostas), além é claro do seu certificado de participação.

 

Inscreva-se agora e aprenda a calcular e plotar poligonais usando Excel e AutoCAD

 

Confira a seguir um depoimento do professor Paulo Sergio Oliveira de Carvalho sobre o que será abordado no WebTreinamento Aprenda a Calcular e Plotar Poligonais utilizando Excel e AutoCAD:

Bons estudos!