Geografando | Geoprocessamento, mapas, imagens satélites, GPS, GIS

Geografando

Como baixar dados do visualizador da INDE

Por Marcos Pelegrina | 18h37, 28 de Maio de 2015

A INDE, Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, disponibiliza um visualizador de fácil acesso para download de dados geoespaciais. Neste é armazenado um catálogo com arquivos existentes nas produtoras e nas instituições do governo brasileiro. Para o acesso, é necessário apenas que sua máquina esteja conectada à internet, o endereço da página é www.visualizador.inde.gov.br.

No website, encontrará abas para busca e seleção ao lado esquerdo, e ao direito uma camada base para visualizar o arquivo desejado. Na aba Busca, pode-se consultar o acervo com palavras-chave. Já na aba Tema, é possível navegar pelos diversos temas e subtemas disponibilizados pelo catálogo, clicando no ícone seta ao lado de cada título. Para marcar o tema desejado, basta selecionar a caixa em branco ao lado da palavra. Na aba Instituição, pode-se escolher de qual organização deseja extrair os dados proporcionados no catálogo, dentre elas IBGE, IBAMA, ANATEL e ICA estão disponíveis no visualizador. A aba Selecionadas contém os arquivos e camadas que escolheu. Em cada uma destas abas, existe a opção de escolha da camada base. A camada pré-estabelecida é a Open Street Map, mas você pode alterá-la para as outras opções disponíveis, como os mapas da Google. A aba Legenda fornece as informações do documento selecionado.

Quando escolhido o tema, é possível alterar a transparência da camada para se ter uma visualização melhor entre a camada base. Basta clicar com o botão direito em cima do tema, ou no ícone ao lado dele, para modificar a barra de transparência arrastando seu cursor. Ainda nesta caixa de ferramentas existe a opção para download do arquivo, nela as extensões disponíveis são: KML, CSV e Shapefile. Escolha qual extensão deseja de acordo com a plataforma que usará posteriormente para manuseio das informações. Quando feito o download, os arquivos terão de ser extraídos do documento, pois eles estão compactados com o programa WinRAR. Sugere-se criar uma pasta específica para estes arquivos em seu computador, assim poderá extraí-los direto para uma pasta já organizada. Abra o documento, selecione os arquivos e clique em Extrair Para, em seguida selecione a pasta específica e clique Ok. O arquivo estará pronto para subsequente uso.

Nos ícones que acompanham o mapa visualizador é possível alterar o zoom, voltar à navegação anterior, criar polígonos de seleção, medir distâncias e notar a escala e posição. Na barra de ferramentas no topo da tela, também se pode obter mais informações sobre o serviço, a legislação e ter acesso à página principal do portal do Governo Federal.

Até o próxima vídeo dica,
Blog GeoGrafando.
Mayara Kurta e Marcos Pelegrina

share save 171 16 Como baixar dados do visualizador da INDE

Rede de Referência Cadastral Municipal Urbana

Por Marcos Pelegrina | 16h17, 20 de Outubro de 2014

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), através da criação da norma NBR-14166, de 1998, define uma rede de referência cadastral municipal (RRCM), como uma rede de apoio básico de âmbito municipal para todos os levantamentos que se destinem a projetos, cadastros ou implantação de obras, sendo constituída por pontos de coordenadas planialtimétricas, materializados no terreno, referenciados ao Sistema Geodésico Brasileiro – SGB. Tendo como objetivo a sistematização de todos os levantamentos topográficos dos municípios do país.
O Manual de Apoio das DIRETRIZES PARA A CRIAÇÃO, INSTITUIÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS, publicado pelo Ministério das Cidades em 2010; Propõe: que o levantamento cadastral dos limites das propriedades devem ser referenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, que compreende a definição, a identificação, a demarcação, a medição e a representação dos limites de uma nova parcela territorial ou de uma parcela que tenha sofrido alterações.
O manual ilustra o georreferenciamento do levantamento a rede municipal, através da figura logo abaixo. Os marcos em vermelho são os marcos oficiais, de onde parte o levantamento topográfico, representado pelos demais pontos, cujas coordenadas estão georreferenciadas ao SGB.
A implantação deve ser executada pelo município, com marcos planimétricos e altimétricos referenciados ao SGB e o desenvolvimento de legislação para sua regulamentação.
Uma forma barata e simples de desenvolver uma rede é demostrado abaixo nas figuras de marcos topográficos das cidades de Lisboa e Paris.
Existe na internet inúmeros exemplos de legislação municipal especifica para normatização de uma Rede de Referência Cadastral Municipal.

share save 171 16 Rede de Referência Cadastral Municipal Urbana

Por dentro do Geoportal do Exército

Por Marcos Pelegrina | 16h26, 24 de Abril de 2014

Parte 1

Parte 2

Parte 3

share save 171 16 Por dentro do Geoportal do Exército

Cadastro Francês Ontem e Hoje – Parte II

Por Marcos Pelegrina | 16h27, 12 de Fevereiro de 2014

No último post apresentei o vídeo sobre o cadastro Francês de Villevêque de 1811. 

Atualmente as informações cadastrais estão disponíveis no  Geoportal Francês, o sistema pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico: http://www.geoportail.gouv.fr/accueil

 

Até o próxima vídeo dica,

Blog GeoGrafando.

share save 171 16 Cadastro Francês Ontem e Hoje   Parte II

Cadastro Francês Ontem e Hoje – Parte I

Por Marcos Pelegrina | 22h43, 28 de Agosto de 2013

É sabido que o cadastro multifinalitário moderno foi influenciado pelo Cadastro implementado no período de Napoleão.

O conceito de parcela territorial foi uma das marcas deixada dessa época.

O primeiro objetivo da implantação do Cadastro foi para fins de tributação. Logo percebeu-se, que poderia ser utilizado para fins de legais, sendo necessário uma ligação entre o cadastro e o registro de imóveis.

Neste post apresento o vídeo sobre o cadastro de Villevêque de 1811.

Até o próxima vídeo dica,

Blog GeoGrafando.

share save 171 16 Cadastro Francês Ontem e Hoje   Parte I

A nova versão foi toda criada em liguaguem Java e conta com diversas ferramentas de gestão e atualização das informações cadastrais. Como na primeira versão o sistema foi desenvolvido em plataforma de software livre.

Na versão anterior eram oferecidas informações sobre as parcelas (lotes), como seu número de cadastro (ou inscrição imobiliária), utilização, área, testada e outras informações cadastrais integradas a plataforma Google Maps.

Na nova versão foram incluídas novas informações cadastrais como: número da matrícula e cartório, valores de tributação como: iluminação pública, coleta de lixo, IPTU, ITBI e outros. A partir de agora população terá acesso consulta de viabilidade que permite ter informações sobre cada parcela territorial e seus parâmetros de uso e ocupação do solo conforme a lei municipal específica. Na consulta prévia de edificação, de parcelamento e de estabelecimento. É possível extrair dados como coeficiente de aproveitamento, taxa de ocupação, recuo frontal e lateral, tamanho mínimo do lote, etc. Ao digitar a descrição da atividade pretendida o sistema busca o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), relaciona com as atividades permitidas de cada zoneamento.

Essas informações agora estão disponíveis de maneira ágil e moderna, facilitando o trabalho de todos, o que até então não existia e dificultava o trâmite dos processos.

http://www.cascavel.pr.gov.br/

Até o próxima vídeo dica,
Blog GeoGrafando.

share save 171 16 A Prefeitura Municipal de Cascavel PR lança nova versão do GeoPortal Cascavel

Plataforma NokiaHERE

Por Marcos Pelegrina | 18h49, 10 de Junho de 2013

Olá, pessoal:

Nessa nova série demostraremos a plataforma de mapeamento NokiaHERE.
No link abaixo é possível acessar à ferramenta.

http://here.com

Até o próxima vídeo dica,
Blog GeoGrafando.

share save 171 16 Plataforma NokiaHERE

Geocodificação Através do MapCite para Excel

Por Marcos Pelegrina | 14h32, 04 de Abril de 2013

Olá, pessoal:

Dando continuidade nos vídeos tutoriais do uso do Excel para desenvolvimento de georreferenciamento de informações.
Hoje demostraremos uma forma simples e rápida de geocodificação.
No link abaixo é possível realizar download da versão gratuita da ferramenta.

http://www.mapcite.com/excel-addin-free.aspx

Até o próxima vídeo dica,
Blog GeoGrafando.

share save 171 16 Geocodificação Através do MapCite para Excel

Semana de Geografia da UNICENTRO

Por Marcos Pelegrina | 17h08, 13 de Março de 2013

A Semana de Geografia da UNICENTRO é um evento anual que conta com a participação de alunos da graduação, da Pós-Graduação, Professores e Profissionais Geógrafos além de empresas e órgãos públicos que trabalham com à Temática da Geografia e sua inserção social. A participação do público interno e externo da UNICENTRO tem sido fundamental para o sucesso do evento.

Para 2013 pretende-se que o IV Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNICENTRO e XXI Semana de Geografia seja novamente uma oportunidade para ampliar o debate sobre a ciência Geográfica, para trocar experiências. O evento tem como eixo fundamental as três grandes áreas da Geografia: Geografia Física, Geografia Humana e Educação em Geografia.

Ao mesmo tempo, o evento preocupou-se com área instrumental da Geografia oportunizando diferentes mini-cursos, pensandos para capacitação de nossos alunos e do público externo. Tendo enfâse aos Professores, Profissionais da Geografia e técnicos principalmente envolvidos com a gestão pública municipal.

O tema do Evento é Redes de Geocolaboração: Análise Sócio-espacial, Movimentos Sociais, Geotecnologias e Ensino de Geografia, será discutido nas mesas redondas do evento e contará com a participação de representantes de órgãos públicos, como institutos e instituições pertinentes à temática do evento.

20/05/13 – Mesa de abertura – Redes de Geocolaboração: Espaço Agrário, Movimentos Sociais e Geotecnologias.

Professora Doutora – Arlete Meneguette – Unesp/Presidente Prudente.

Professor Doutor – Marcos Aurélio Saquet – Unioeste

Professor Doutor – Jorge Ramón Montenegro Goméz – UFPR

21/05/13 – Seminário da Pós-Graduação em Geografia da Unicentro – Será Coordenado pelos professores Dr. Edivaldo Lopes Thomaz e Drª. Karla Rosário Brumes, Coordenador e Vice-coordenador, respectivamente, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicentro.

22/05/13 – Mesa de debates – Redes de Geocolaboração e novos desafios no Ensino da Geografia.

Professor Doutor – Francisco Mendonça – UFPR

Professora Doutora – Marquiana Vilas-Boas Gomes – Unicentro

Professora Doutora – Heloísa Torres – UEL

23/05/13 – Mesa de debates – Redes de Geocolaboração, capacitação profissional e mercado de trabalho.

Robson Ferreira de Paula – APROGEO/Guarapuava-PR

Thyago Giroldo Nalim – Representante do CREA-PR

Gustavo Felipe Olesko – Representante da AGB/Curitiba-PR

Representante do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava-PR

Geovane Calixto – Representante CREA/Jr – Guarapuava-PR

Bruno Bonsanto Dias – Representante Centro Acadêmico/Geografia-UNICENTRO

21, 22 e 24/05/13 – Minicursos – Serão ofertados minicursos por docentes e discentes do Departamento de Geografia, bem por professores e profissionais convidados.
Minicursos já confirmados:

1. Método e Metodologia de Pesquisa. Professora Ms. Alessandra Luther (Unicentro – Guarapuava).
2. Cartografia Básica utilizando Ferramentas Livres. Wilson Holler (supervisor do núcleo de análises técnicas da Embrapa).
3. Ensino de geografia com uso de softwares livres. Maurílio Átila (UFSC) e Ofélia Ortega (IG-Unicamp).
4. Análise ambiental por geoprocessamento com aplicativo SAGA/UFRJ. Fabiano Marion (Unioeste – Francisco Beltrão).
5. A música no ensino de Geografia. Prof. Dr. Clayton Luiz da Silva (Unicentro – Guarapuava).
6. Criando e publicando mapas básicos a partir de Softwares livres: Quantun GIS e Philcarto: mapa de localização e mapa de produção. Mestrandas Letícia Krol dos Santos e Michele Serpe Fernandes (Unicentro-Guarapuava).
7. Movimento populacional: estratégias e trajetórias migrantes. Mestrandos Alessandra Fernanda Bassani, Claudete Kuhn e Thiago Pereira (Unicentro – Guarapuava).
8. Teoria, Técnicas e Experimentação em Física dos Solos. Mestrando Adalberto Alves Pereira, Técnico de Laboratório Paulo Ângelo Fachine professor Dr. Edivaldo Lopes Thomaz (Unicentro – Guarapuava).
9. Cadastro Territorial Multifinalitário. M. Eng. Micheli Fornari (UPF-Passo Fundo).
10. Cartografia aplicada ao turismo. Prof. Dr. Marcelo Martinelli (USP – São Paulo)e Doutoranda Naomi Burda (USP – São Paulo/docente DEGEO – Unicentro)
11. Levantamento Topográfico pelo método RTK Ministrante: Bruno Toledo – Geógrafo e Jorge Campelo – RTA Geosystems

Maiores Informações :

http://eventos.unicentro.br/semageo2013/index.php

share save 171 16 Semana de Geografia da UNICENTRO

Publicações de Informações Geográficas através do Software Excel

Por Marcos Pelegrina | 18h43, 25 de Fevereiro de 2013

O uso de planilhas eletrônicas é muito comum em várias atividades relacionadas ao campo de atuação do Profissional Geógrafo como:topografia, demografia, geoestatística, modelos matemáticos da Geografia Física e tantos outros.
A ferramenta MapCite para Excel®™, foi desenvolvida para os usuários que necessitam espacializar seus dados e informações de forma simples é rápida.Neste post é apresentado um exemplo do uso de Planilhas Eletrônicas, para visualização de informações e dados georreferenciados.
No link abaixo é possível realizar download da versão gratuita da ferramenta.

http://www.mapcite.com/excel-addin-free.aspx

Até o próxima vídeo dica,
Blog GeoGrafando.

share save 171 16 Publicações de Informações Geográficas através do Software Excel
  • Marcos Pelegrina
    @marcospelegrina
    Marcos Aurélio Pelegrina Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestre e Doutor em Engenharia Civil área de concentração Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Professor Adjunto C do departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

    Marcos Aurélio Pelegrina Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestre e Doutor em Engenharia Civil área de concentração Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Professor Adjunto C do departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

  •