Curso Google Earth para Professores e Pesquisadores
Curso Google Earth para Professores e Pesquisadores

Em agosto de 2014 foi lançado o curso online Google Earth para Professores e Pesquisadores, criado em parceria pelo instituto GEOeduc e pelo projeto Google Earth na Sala de Aula. A sua criação deveu-se, em grande parte, pelo número de pedidos de esclarecimentos e dúvidas no uso da ferramenta Google Earth, quer por parte dos leitores deste blog, quer por parte dos subscritores do canal do youtube onde são lançados dos filmes dos mapas ou pela página do facebook. Aproveite este treinamento à distância elaborado sobre uma moderna plataforma de educação online, com liberdade de horários e muita interação, fazendo você mesmo o seu horário de acesso e trabalho.

Este curso tem como objetivo estratégico principal habilitar os docentes e pesquisadores (e investigadores) no manuseamento e na aplicação do programa Google Earth (versão gratuita) nas suas tarefas profissionais. Tirando partido do seu potencial para aplicar nos diversos conteúdos curriculares de Educadores de infância e Professores (Geografia, Biologia, Ciências Naturais, TIC, História, entre muitas outras áreas curriculares) e extra curriculares (componente lectiva, visitas de estudo, projectos, clubes, etc) e nos processos exploratórios, análise espacial e mapeamento de resultados de trabalhos de investigação. Serão ainda apresentados algumas ferramentas gratuitas, geoprocessamentos na nuvem e sítios de Internet externos ao Google Earth que irão complementar as funcionalidades do programa (e outras que irão substituir a sua versão profissional) como cálculo de análise espacial com identificação de pontos inseridos dentro de uma área, buffer de pontos, linha e áreas, criação de gráfico de barras sobre os mapas, entre muitas outras opções. Assim, os formandos ficarão capacitados em criar os seus próprios mapas de modo a apresentar os conteúdos de um modo geodinâmico.

Exercícios práticos da aplicação do Google Earth
Exercícios práticos da aplicação do Google Earth

O curso é constituído por componente teórica com apresentação de ideias úteis de aplicação e várias opções de configuração do programa. A parte principal deste curso são os exercícios práticos com manual e filmes explicativos. Os objetivos pedagógicos são:
1. Configurar o ambiente de trabalho;
2. Conhecer as várias ferramentas que compõem o programa;
3. Aprender os comandos de navegação sobre os mapas;
4. Calcular distâncias entre dois pontos ou conjunto de pontos;
5. Buffers com áreas de influência de elementos cartográficos;
6. Configurar referência temporal de ficheiros KML com carimbo horário e intervalo de tempo;
7. Navegar no tempo através das imagens históricas;
8. Alterar o ângulo de inclinação do Sol;
9. Visitar outros planetas e a Lua;
10. Criar e personalizar mapas com pastas de arquivo, pontos, linhas e áreas;
11. Editar balões descritivos dos elementos cartográfico com código HTML;
12. Criar gráficos de barra sobre os mapas através de valores de tabela;
13. Calcular áreas de polígonos;
14. Calcular perfis topográficos e resumos automáticos de percursos;
15. Georreferenciamento de mapas em formato imagem (matricial);
16. Configurar parâmetros de visualização de WMS;
17. Criar apresentações dinâmicas de conteúdos de um modo automático e manual;
18. Configurar comandos avançados de ficheiros KML de colocação de imagens com títulos e legendas;
19. Navegar com aviões através do simulador de voo;
20. Converter e importar ficheiros de GPS;
21. Análise espacial com identificação de pontos dentro de uma determinada área;
22. Visualizar dados GPS em tempo-real.

Para o presente curso, os formandos usarão unicamente as ferramentas existentes na versão gratuita do Google Earth de modo a não condicionar a aplicação dos conteúdos programáticos do curso ao acesso à versão profissional por parte dos formandos. Para além disso, facilita a disseminação desta tecnologia pelos alunos e restantes comunidade educativa e pesquisadora. Uma vez que o formato nativo dos mapas do Google Earth (KML) é um formato aberto existem dezenas de aplicativos gratuitos na Internet que conseguem substituir grande parte das ferramentas da versão profissional. Serão ainda apresentadas outras ferramentas que permitem realizar operações de geoprocessamento e análise espacial que não existem em nenhuma das versões do programa.

Fica aqui um filme como exemplo de exercício do curso com a criação de áreas de influência (buffer).

Tal como em anteriores cursos presenciais do Google Earth, se quiser, no final do curso poderá alojar o resultado do seu mapa personalizado no sítio de Internet do GeoEduc e no blog “Google Earth na Sala de Aula”, partilhando o seu mapa com a restante comunidade.

Acompanhe a publicação de novos recursos e mapas do livro subscrevendo o canal Youtube com os filmes demonstrativos da aplicação dos mapas e curtindo a página do facebook do livro. Desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.

Luis Correia Antunes