Foi com grande admiração (e satisfação) que vi no site da GEarth Blog a noticia que a versão profissional do Google Earth tinha passado a ser gratuita sem que tivesse havido uma comunicação pública da Google. Não custava nada tentar e instalei a versão profissional. Confirmei a licença do programa através de e-mail, só para tirar as dúvidas, e confirmou-se: licença profissional com validade até 27 de Janeiro de 2017. Boa!!!


Nunca tive a licença profissional do Google Earth por vários motivos: para o que precisava, há sites de internet gratuitos que fazem a mesma coisa (ou mais ou menos o mesmo) que a versão profissional; como ministro formação em Google Earth a nivel pessoal (e não sou comercial da Google), não gosto de dar formação a um software que obrigue os formandos a comprar uma licença (mesmo que fosse gratuita para professores); sou a favor do software gratuito (e código aberto de preferência) de modo a democratizar a aplicação das ciências geográficas; como o KML é um formato aberto, consegue-se editar o ficheiro em várias plataformas; e claro, não era barato. Mas quando soube que estava disponivel com licenciamento gratuito, não pensei duas vez. As novidades que passa a ter disponiveis são mais ferramentas de medições (áreas, circulos, caminhos 3D e áreas 3D); guardar imagens de alta resolução; criar filmes (Movie maker); e muitas outras opções.




Esta medida (sem anúncio por parte da Google) vem dar continuidade a um conjunto de medidas nas soluções Google Geo como foi a “morte” anunciada da Google Earth API e da Google Maps Engine. Esperemos por melhores noticias da Google para a componente espacial, nomeadamente no Google Earth (para a versão windows desktop não tem evolução desde Junho de 2013).

Aproveite o curso On-line de Google Earth para Professores e Pesquisadores para aprender a tirar partido destes comandos do Google Earth, agora ainda com mais ferramentas. Fica aqui um filme como exemplo de exercício do curso com a criação de áreas de influência (buffer), um geoprocessamento que não está integrado em nenhuma ferramenta do Google Earth mas, tal como é demonstrado neste curso, os arquivos KML são muito mais do que é executado no Google Earth…

Acompanhe a publicação de novos recursos e mapas do livro subscrevendo o canal Youtube com os filmes demonstrativos da aplicação dos mapas e curtindo a página do facebook do livro. Desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
(Actualizado a 09-02-2015)

Finalmente a noticia da gratuidade do Google Earth Pro apareceu, num comunicado do blog oficial da Google. Assim, a partir de 30 de Janeiro de 2015, o Google Earth Pro ficou oficialmente gratuito. Depois de muita demanda e sobrecarga do sistema no pedido de licenças, a google decidiu atribuir a password livre de “GEPFREE” na ativação da licença do programa. Assim, basta aceder à página de download, instalar e colocar o seu e-mail de utilizador e a chave “GEPFREE”. Saiba mais com o Guia Completo do Google Earth Pro.

Agora é só aproveitar e disfrutar desta ferramenta fantástica.

Luis Correia Antunes