google earth pro logo Google Earth Pro com licenciamento gratuito!!!!

Foi com grande admiração (e satisfação) que vi no site da GEarth Blog a noticia que a versão profissional do Google Earth tinha passado a ser gratuita sem que tivesse havido uma comunicação pública da Google. Não custava nada tentar e instalei a versão profissional. Confirmei a licença do programa através de e-mail, só para tirar as dúvidas, e confirmou-se: licença profissional com validade até 27 de Janeiro de 2017. Boa!!!

email Google Earth Pro com licenciamento gratuito!!!!


Nunca tive a licença profissional do Google Earth por vários motivos: para o que precisava, há sites de internet gratuitos que fazem a mesma coisa (ou mais ou menos o mesmo) que a versão profissional; como ministro formação em Google Earth a nivel pessoal (e não sou comercial da Google), não gosto de dar formação a um software que obrigue os formandos a comprar uma licença (mesmo que fosse gratuita para professores); sou a favor do software gratuito (e código aberto de preferência) de modo a democratizar a aplicação das ciências geográficas; como o KML é um formato aberto, consegue-se editar o ficheiro em várias plataformas; e claro, não era barato. Mas quando soube que estava disponivel com licenciamento gratuito, não pensei duas vez. As novidades que passa a ter disponiveis são mais ferramentas de medições (áreas, circulos, caminhos 3D e áreas 3D); guardar imagens de alta resolução; criar filmes (Movie maker); e muitas outras opções.

Impressao 300x160 Google Earth Pro com licenciamento gratuito!!!!


Regua 300x185 Google Earth Pro com licenciamento gratuito!!!!


moviemaker Google Earth Pro com licenciamento gratuito!!!!


Esta medida (sem anúncio por parte da Google) vem dar continuidade a um conjunto de medidas nas soluções Google Geo como foi a “morte” anunciada da Google Earth API e da Google Maps Engine. Esperemos por melhores noticias da Google para a componente espacial, nomeadamente no Google Earth (para a versão windows desktop não tem evolução desde Junho de 2013).

Aproveite o curso On-line de Google Earth para Professores e Pesquisadores para aprender a tirar partido destes comandos do Google Earth, agora ainda com mais ferramentas. Fica aqui um filme como exemplo de exercício do curso com a criação de áreas de influência (buffer), um geoprocessamento que não está integrado em nenhuma ferramenta do Google Earth mas, tal como é demonstrado neste curso, os arquivos KML são muito mais do que é executado no Google Earth…

Acompanhe a publicação de novos recursos e mapas do livro subscrevendo o canal Youtube com os filmes demonstrativos da aplicação dos mapas e curtindo a página do facebook do livro. Desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
(Actualizado a 09-02-2015)

Finalmente a noticia da gratuidade do Google Earth Pro apareceu, num comunicado do blog oficial da Google. Assim, a partir de 30 de Janeiro de 2015, o Google Earth Pro ficou oficialmente gratuito. Depois de muita demanda e sobrecarga do sistema no pedido de licenças, a google decidiu atribuir a password livre de “GEPFREE” na ativação da licença do programa. Assim, basta aceder à página de download, instalar e colocar o seu e-mail de utilizador e a chave “GEPFREE”. Saiba mais com o Guia Completo do Google Earth Pro.

Agora é só aproveitar e disfrutar desta ferramenta fantástica.

Luis Correia Antunes

share save 171 16 Google Earth Pro com licenciamento gratuito!!!!