Demografia Populacional do Brasil 1872 - 2010

Em março de 2015 foi lançado mais um mapa para o projeto Google Earth na Sala de Aula, desta vez direcionado para o público brasileiro. Tirando partido da componente espaciotemporal 3D do Google Earth combinou-se a evolução demográfica populacional do Brasil, com os dados dos Censos Demográficos desde 1872 a 2010, com a evolução territorial dos Estados brasileiros correspondentes a cada ano de recenseamento. O resultado é um arquivo KML com 11 camadas de dados, um por cada ano de Censo Demográfico populacional do Brasil, com a componente temporal (elemento TimeSpan do código KML), e a altura do polígono do Estado de acordo com a população residente. Este mapa foi criado com base na informação disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sem o qual este trabalho não era possivel. O meu sincero obrigado ao IBGE.

QGis com os dados dos Censos Demográficos Brasileiros 1872 a 2010

As ferramentas usadas para a realização deste recurso cartográfico foram o software opensource QGis, a aplicação Google Sheets na Drive para trabalhar as planilhas de dados e o Notepad++ para edição do ficheiro KML resultante da exportação dos dados geográficos. Deu-se início ao trabalho com edição cartográfica no QGis onde se realizou a junção (comando join) da componente espacial dos limites dos Estados com os dados alfanuméricos dos censos do IBGE, tendo em consideração campos comuns entre os dois conjuntos de dados. Realizou-se uma generalização cartográfica com a eliminação de pequenos polígonos e eliminação de vertíces próximos (para reduzir o tamanho do arquivo). Normalizou-se o nome dos campos da planilha e dos registos para os 11 mapas. Apesar do atual licenceamento gratuito da versão do Google Earth PRO, onde já é possivel importar arquivos ShapeFile para o Google Earth, usou-se o QGis para exportar cada um dos 11 arquivos ShapeFiles (por cada ano) para KML. De seguida, usou-se a aplicação GEGraph para atribuir as alturas dos Estados, em forma de gráficos, de modo a representar os dados da população. Para finalizar e para o mapa ficar mais “bonito”, usou-se o NotePad++ para colocar o título e as legendas no KML, com recurso ao código Screen Overlay das imagens, e para a edição do código do KML, criando as hiperligações e uniformização do texto.

Este filme mostra o resultado obtivo e exemplifica a sua utilização. Deste mapa sobressai as alterações das divisões dos Estados ao longo dos anos, o aumento demográfico exponencial de Estados do litoral como o Estado de São Paulo, ultrapassando o de Minas Gerais na década 40’s do século passado. Exemplifica ainda como pode cruzar este mapa com outros recursos do projeto como os Países do Continente Americano ou o mapa com Alterações Climáticas entre 1900-2100 (classificação KÖPPEN-GEIGER). Aproveite e baixe gratuitamente o mapa para o seu computador através da ligação existente na descrição do filme do Youtube ou através desta ligação. Este mapa vai ter continuação com outro recurso cartográfico que tenho planeado. Será sobre a evolução territorial do Brasil desde o século XIV até à atualidade. Quem quiser participar colaborativamente neste trabalho, pode entrar em contato comigo (pode ser através de comentários deste Post) para participar e realizar mais um recurso gratuito para ser aproveitado por toda a comunidade. Basta ter mapas ou informações úteis para a sua realização e será bem vindo para este trabalho e ser co-autor de um mapa KML do projeto.

Foi com grande satisfação que recebi a notícia de que o projeto Google Earth na Sala de Aula tinha sido um dos premiados nos Premios MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015, na categoria de Projectos de Educação. A todos os que acompanham o meu trabalho e fazem deste projeto, sens fins lucrativos, ainda mais especial, o meu obrigado. Juntos fazemos mais e melhor.

Acompanhe a publicação de novos recursos e mapas do projeto subscrevendo o canal Youtube com os filmes demonstrativos da sua aplicação e fazendo “Gosto” na página do facebook do livro. Desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Entretanto, o curso Google Earth Pro, no instituto GeoEduc, foi atualizado para a versão Pro deste software (agora gratuito). Fica aqui um filme demonstrativo do que se pode aprender neste curso.

Luis Correia Antunes