MundoGEO#Connect LatinAmerica   |   Portal   |   Revista   |   Assinatura   |   Quem Somos   |   Anuncie   |   Fale Conosco
   
Seminários online realizados em 2011

A série de seminários online MundoGEO (webinars) foi projetada para fins educacionais e informativos, sobre tecnologia, cases e tendências no setor de geotecnologia. A metodologia de seminários à distância está alinhada às demandas globais por conteúdo profissional em um curto espaço de tempo, sem necessidade de deslocamentos, tanto dos palestrantes e mediadores como dos participantes.




Próximos Webinars | Outros Webinars: >> 2012 >> 2011 >> 2010


16/12/2011

Geografia e Infraestrutura

As Geotecnologias no ensino médio

A infraestrutura no Brasil e no mundo tem sido um tema recorrente no ensino da Geografia, da História e de atualidades, principalmente por ter efeito direto nos níveis de industrialização e urbanização. Aspectos relacionados a energia, transporte, telecomunicações e saneamento serão tratados de forma didática, expondo conteúdo que pode ser utilizado em sala de aula pelos professores e pelos alunos que estão em fase de preparo para os vestibulares.

13/12/2011

Sistema Gerenciamento de Acidentes com Cargas Perigosas

Projeto ganhador da fase regional na Competição Europeia de Navegação por Satélite

Os portais MundoGEO e InfoGPS convidam toda a comunidade do setor geoespacial a participar deste seminário online que abordará o GeoCap, projeto ganhador da fase regional na Competição Europeia de Navegação por Satélite (ESNC 2011).

30/11/2011

Novas Tecnologias para Geomática e Topografia

Otimização e automação de coleta e tratamento de dados

Visando soluções para problemas complexos relacionados a geomática e topografia, foram apresentados neste webinar, novas tecnologias para otimização e automação de coleta e tratamento de dados. Dentre os temas abordados estavam: algoritmos para otimização da coleta de dados em condições impróprias; sistemas integrados de mapeamento e GIS; e otimização de projetos com softwares de topografia.

22/11/2011

Utilizando Bases Geodésicas para o Georreferenciamento

As novas tecnologias para diminuir custos com equipe

A Alezi Teodolini, detentora da maior rede de estações de referência privada do país, apresenta a técnica RTK/GSM, com a qual é possível fazer trabalhos como o de georreferenciamento com a utilização de bases geodésicas sem a necessidade de uso de conjunto base/rover em campo.

16 e 17/11/2011

Astrium Geo Brasil e Tecnomapas

• Aplicações de imagens de satélite para o meio ambiente
• Sistemas ambientais com geotecnologia para CAR


MundoGEO, Astrium Geo Brasil e Tecnomapas convidam a comunidade do setor geoespacial a assistir estes dois seminários online que apresentaram as diversas aplicações das imagens de satélite e sistemas ambientais com geotecnologia para Cadastro Ambiental Rural (CAR).

08/11/2011

Adicionando dados de subsuperficie 3D no ArcGIS

A solução Target for ArcGIS para criar mapas de superfície

O MundoGEO e a Geosoft Latinoamérica convidam toda a comunidade do setor geoespacial a participar deste seminário online que abordou dados de subsuperficie 3D no ArcGIS. Aprenda como usar a solução Target for ArcGIS para criar mapas de superfície, importar e gerenciar dados de sondagem, além de gerar mapas planos, de seção, 3D e striplogs.

27/10/2011

A invasão dos VANTs promete revolucionar o mercado

A coleta de imagens a partir de veículos aéreos não tripulados

O MundoGEO convida toda a comunidade a participar desta sessão online na qual foram transmitidas palestras do seminário Soluções em Imagens da Terra para Uso Corporativo, que foi realizado no dia 27 de outubro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

27/10/2011

Compare as estações robóticas e medições sem prisma com as tecnologias tradicionais de levantamentos

Apresentação de exemplos pelas empresas prestadoras de serviços de engenharia

O MundoGEO convida toda a comunidade a participar desta sessão online na qual foram transmitidas palestras do seminário Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura, que foi realizado no dia 27 de outubro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP)

13 e 14/10/2011

III Jornada Latinoamericana e do Caribe do gvSIG

Compartilhando um projeto comum

O Portal MundoGEO e a organização da III Jornada Latinoamericana e do Caribe do gvSIG, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR), convidam toda a comunidade a participar desta sessão online na qual foram transmitidas palestras do dia 13 e 14 de outubro.

06/10/2011

III Workshop SIG na Análise Ambiental

Ferramenta para Cadastramento de Imóveis Rurais

Para profissionais da área de planejamento, avaliação e execução de projetos; instituições públicas e privadas; terceiro setor; docentes de instituições de ensino superior, bem como estudantes de graduação e pós-graduação de áreas relacionadas às ciências ambientais com atuação nas práticas de conservação dos recursos naturais e ambientes urbanos dos processos legais através do uso de SIG.

27/09/2011

GGP 2011

• A Inde, estágio atual e próximos passos
• Informações Geográficas em Saúde e Segurança


O Portal MundoGEO e a organização do meeting Geotecnologias na Gestão Pública convidam toda a comunidade a participar desta sessão online que abordou o estágio atual e os próximos passos da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) e as experiências da vigilância em saúde e segurança do Município do Rio de Janeiro.

12/09/2011

Utilizando Software Topográfico no Georreferenciamento

Geração e inserção das peças técnicas em seus respectivos diretórios no padrão Incra

Durante o seminário online foram abordados os seguintes tópicos: criação do projeto de georreferenciamento; cadastro das informações de proprietário, propriedade, responsável técnico, obra e serviço no banco de dados; inserção de confrontantes; criação de áreas e edição de glebas; geração automática de peças técnicas no padrão Incra; inserção de layouts de impressão e finalização de planta; exportação da área do projeto de georreferenciamento para viasualização no Google Earth; geração e inserção das peças técnicas em seus respectivos diretórios no padrão Incra.

10/08/2011

SPOTMaps: Imagens de Satélite com Ótimo Custo x Benefício

SPOT5, Supermode, produto SPOTMaps e suas aplicações, além da produção e desempenho do SPOTMaps

O Portal MundoGEO e a Astrium Geo Brasil convidam toda a comunidade geoespacial a participar deste webinar que abordou o sensor SPOT5, Supermode, produto SPOTMaps e suas aplicações, além da produção e desempenho do SPOTMaps.

03/08/2011

Painel de Softwares Livres da OSGeo

Programas de código aberto para a área geoespacial

Representantes do OSGeo Brasil apresentaram um abrangente painel sobre softwares livres para o setor de geotecnologia. Este será o primeiro de uma série de webinars sobre o tema.

29/06/2011

Geodireito e Energia

O Planejamento Energético e o Georreferenciamento

O Portal MundoGEO convida você a participar deste webinar que abordou a relação entre o Direito e as Geotecnologias. O Brasil criou a Comissão Nacional de Cartografia (Concar) e a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), de forma a suprir as necessidades cartográficas nacionais para o planejamento de políticas públicas em suas diversas escalas e competências.

14,15 e 16/06/2011

MundoGEO#Connect

Google Earth e Maps para Empresas
Panorama Global e Nacional do Mercado GIS
Prêmio MundoGEO#Connect: Cerimônia de Premiação
magens de Satélite: Dados Gratuitos x Dados Pagos
Abertura do Evento e Sessão de Keynote Speakers

08/06/2011

Conheça como as imagens RapidEye e suas aplicações

Para empresas públicas e privadas

A alta disponibilidade de imagens atuais, ortorretificadas com cinco metros de resolução, coletadas diariamente de qualquer lugar do Brasil, associada ao seu alto conteúdo de informação, obtido através das cinco bandas espectrais e ainda 4.096 níveis de cinza, tem permitido aplicações operacionais das imagens RapidEye em projetos de extrema relevância, para diferentes empresas privadas e públicas em diversos segmentos do mercado: meio ambiente, agricultura, governo estadual, federal e municipal, telecomunicações, florestal, mineração, óleo e gás, utilities, educação, entre outros.

24/05/2011

Como se manter atualizado no mercado das Geotecnologias

Desafios para profissionais em um mercado dinâmico

Hoje, existe ao alcance das empresas um vasto conjunto de soluções e técnicas que auxiliam a observar como ocorrem geograficamente seus processos no dia-a-dia. Surge então a questão da capacitação. Como a empresa pode investir no treinamento de seus funcionários? Como o profissional pode se aperfeiçoar nesse mercado? Quais são os perfis e áreas de atuação?

20/05/2011

GIS no Centro das Decisões nos Governos

III Seminário de Geoprocessamento Aplicado

Soluções Esri desktop e web desenvolvidas na plataforma ArcGIS 10, com foco em gestão pública.

19/05/2011

Sensoriamento Remoto Orbital

Cartografia Derivada para Florestas e Meio Ambiente

Conceitos básicos sobre imagens de satélites, alguns dos principais sensores comercialmente disponíveis e exemplos de dados destes satélites. Exemplos de mapeamentos planialtimétricos em diversas escalas e com finalidades distintas, tais como extração de modelos digitais de terreno, curvas de nível, mapas de declividade, cartas de uso e ocupação do solo, delimitação e classificação de APP (áreas de preservação permanente) e outros.

17/05/2011

Geodireito e Meio Ambiente

O Georreferenciamento no Direito Ambiental

Histórico do Código Florestal; critério espacial do Direito Ambiental; questões cartográficas em meio ambiente; e a possível obrigatoriedade de georreferenciamento no novo Código Florestal

12/05/2011

Por dentro da Norma de georreferenciamento de imóveis rurais

Práticas para certificação rápida e legal

O mini curso LEGEO tem como objetivo suprir uma deficiência dos profissionais que atuam na área de georreferenciamento para certificação de imóveis rurais junto ao INCRA, com relação a todas as legislações que estão diretamente ligadas ao trabalho mencionado, e como montar um processo corretamente, observando as normas e leis sobre cadastro rural, registro público, ambiental e principalmente os conceitos agrários estabelecidos na lei agrária do país e no estatuto da terra.

28/04/2011

Lance seu Projeto na Competição de Navegação por Satélite ESNC

Competição entre as melhores ideias na área de GNSS

O Instituto alemão Anwendungszentrum Oberpfaffenhofen, em parceria com os Portais InfoGPS e MundoGEO, promove a competição entre as melhores ideias na área de Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS). Participe deste webinar sobre o prêmio e saiba como apresentar a todo o mundo seu projeto de navegação ou posicionamento utilizando sistemas GNSS.

26/04/2011

Publicação e Distribuição de Produtos de
Sensoriamento Remoto e Fotogrametria na Web

Soluções ERDAS da Santiago & Cintra Consultoria

O fluxo de trabalho de profissionais de sensoriamento remoto e aerofotogrametria, desde a criação das informações geográficas e fotogramétricas até a publicação das mesmas no ambiente web, de forma segura e aderente aos padrões OGC de interoperabilidade. Foram usados os softwares ERDAS IMAGINE, LPS e APOLLO, para as demonstrações dessa sessão online.

13/04/2011

Monitoramento de risco e gestão ambiental com
imagens de satélites de alta resolução da DigitalGlobe

Oportunidades meteorológicas para nova coleta de imagens

O Portal MundoGEO e a GlobalGeo Geotecnologias convidam você a participar deste webinar que abordou o monitoramento de risco e a gestão ambiental com a utilização de imagens de satélites de alta resolução da DigitalGlobe e oportunidades meteorológicas para nova coleta de imagens.

24/02/2011

Geodireito e Políticas Públicas

As Geotecnologias e o Estado

O Brasil criou a Comissão Nacional de Cartografia (Concar) e a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), de forma a suprir as necessidades cartográficas nacionais para o planejamento de políticas públicas em suas diversas escalas e competências.

17/02/2011

Processamento Dinâmico de Informação Geoespacial

Modelos espaciais que automatizam processos sendo publicados na web para muitos usuários

C omo aproveitar os modelos geoespaciais criados em ferramentas desktop, como ERDAS Imagine e Model Maker, para executar processos dinâmicos na web usando o ERDAS Apollo. Com modelos gráficos, pode-se automatizar processos de análises especializadas, mas através do processamento dinâmico você poderá fazer com que esse modelo fique disponível para que muitos usuários possam processar informações de um catálogo geoespacial.


Próximos Webinars | Outros Webinars: >> 2012 >> 2011 >> 2010