publicidade

GEO Summit Latin America 2008

publicidade

Por Gustavo Ribeiro de Francisco, com informações de Eduardo Freitas de Oliveira

Apostando no tema infraestrutura de dados espaciais, o GEO Summit Latin America 2008 reunirá profissionais e empresas do setor de geotecnologia de toda a América Latina. Simultaneamente à feira, serão realizados workshops, um congresso e dois seminários, com discussões sobre aplicações, projetos, estudos de casos e futuro das geotecnologias

Infraestrutura de Dados Espaciais, Interoperabilidade, GeoWeb: estas são as palavras que descrevem a motivação dos organizadores e a expectativa de sucesso do GEO Summit Latin America 2008 – Congresso e Feira Internacional de Geoinformação, antigo GEOBrasil Summit. O próprio nome já demonstra o desejo de tornar o evento mais abrangente e um ponto de encontro de empresas e profissionais de geotecnologias de toda a América Latina. Realizado desde 1999, o evento reúne milhares de pessoas, que visitam estandes de empresas do setor e também assistem às palestras que são realizadas simultaneamente à feira.

Entre os dias 15 e 17 de julho, o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, receberá o evento e se tornará o local ideal para discussões, tomadas de decisões, negócios e troca de conhecimentos que envolvem o setor. O evento é uma realização da empresa Reed Exhibitions Alcantara Machado, fruto da união da empresa brasileira Alcantara Machado e da inglesa Reed Exhibitions, que une os maiores promotores de feiras de negócios da América Latina e do mundo. O grupo realiza eventos no Brasil, como Agrishow, ISC Expo, Feicon, Salão do Automóvel, Expo Comm e Fenatran. O GEO Summit ainda tem apoio da Petrobras, Caixa Econômica Federal e Inpe, além das Revistas InfoGEO, InfoGNSS Geomática e Portal MundoGEO como divulgadores oficiais.

Na edição deste ano, o tema que norteia o evento são as Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs), a partir de uma visão corporativa. O assunto tem tomado a atenção de especialistas de dados espaciais de várias partes do mundo, com o objetivo de desenvolver mecanismos para compartilhar informações e construir uma base nos níveis global, regional, nacional e local.

Não é à toa que, nos últimos anos, as IDEs têm se tornado uma área importante da ciência da geoinformação, com iniciativas e projetos em todos os cantos do globo. No entanto, muitos obstáculos se colocam no caminho, principalmente a dificuldade de acesso à informação e sua conseqüente padronização. Por essa razão, diversas iniciativas estão sendo realizadas, com destaque para a  Global Spatial Data Infrastructure (GSDI), além de exemplos vindos dos Estados Unidos, da Europa e também partindo das Nações Unidas. No Brasil, essa busca está sendo feita pela Comissão Nacional de Cartografia (Concar).

Devido à importância das Infraestruturas de Dados Espaciais, levantada em debates na edição anterior do evento, representantes do IBGE, da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), de governos estaduais e da iniciativa privada foram convidados e discutirão exemplos, alternativas e formas de avançar na realização desse processo.

Já confirmaram presença como expositoras as empresas Santiago&Cintra, Imagem, Leica, Esteio, Sisgraph, Digimapas, Edinfor, CTGeo, Autodesk, Base, Gisplan, Digibase, Engemap, Threetek, K2, Geoambiente, Orbisat, Alezi Teodolini, Trimbase, Teodonível, Furtado Schmidt, All Comp, Engesat, entre outras.

Programação definida

Durante os três dias do GEO Summit Latin America 2008, serão realizados os eventos simultâneos GEOBrasil, GEOCidades e GEO Óleo e Gás, com palestras e mesas-redondas ancoradas por especialistas do setor. Quatro auditórios serão destinados exclusivamente para essas discussões, que vão desde as Infraestruturas de Dados Espaciais, passando por aplicações de geotecnologias no meio ambiente e recursos naturais, até as novas tecnologias para cartografia.

No campo do geoprocessamento, destacam-se temas como interoperabilidade, sensores aéreos e orbitais, neogeografia e integração de GIS à gestão de negócios. No debate “Vamos Mapear o Brasil”, a questão em foco serão as alternativas para preencher o vazio cartográfico do Brasil, com a presença de representantes dos setores público e privado. O debate “GeoWeb e Novos Negócios” vai expor os novos modelos de negócios na área de geoprocessamento, com ênfase em ferramentas na internet. O uso de diferentes tecnologias para criar modelos da realidade em ambientes tridimensionais será discutido no debate especial “Integração de Soluções CAD/BIM/GIS”.

Representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades discutirão as aplicações de geotecnologias na gestão de cidades. Quando o assunto for óleo&gás e mineração, técnicos da Petrobras e da Vale tomarão a palavra e apresentarão projetos que utilizam geoinformação. Ainda serão apresentados painéis por técnicos das áreas de energia, saneamento e telecomunicações.

Já para os agrimensores, cartógrafos e topógrafos, estão reservadas discussões sobre base cartográfica e cadastro, novos mercados e tecnologias para o profissional de campo, e geotecnologia aplicada a grandes obras de engenharia. Além disso, haverá um painel especial sobre a revisão da norma de georrefereciamento de imóveis rurais, com a participação de representantes do Incra.

Grade

A grade dos congressos foi montada com a coordenação de Emerson Granemann, diretor do Portal MundoGEO, com auxílio de uma Comissão Técnica formada por especialistas do setor. No site do GEO Summit Latin America 2008 é possível visualizar a grade completa e a lista dos membros da Comissão Técnica. Acesse www.geobr.com.br/conteudo/congressos_pt.php e saiba mais. Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas no site www.geobr.com.br, pelo e-mail ivan.romao@reedalcantara.com.br ou pelos telefones (11) 2796-5311 (Congresso) e (11) 3060-4893 (Feira).

ExpoGPS 2008

Paralelamente ao GEO Summit Latin America 2008 acontece a primeira edição do ExpoGPS – Congresso e Feira Latino Americano de Localização e Rastreamento. O evento tem apoio da Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Risco e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (Gristec) e da Associação Nacional de Cargas e Logística (NTC & Logística), além da Revista e do Portal InfoGPS como divulgadores oficiais.

A feira reunirá as principais empresas do setor de LBS, GNSS, Mapas Digitais, Navegadores, Rastreamento e Gerenciamento de Risco. Também serão realizados debates especiais. No dia 15 acontecerá o debate sobre os cenários previstos após a obrigatoriedade do uso de dispositivos de rastreamento de carros novos. Vale a pena destacar, também, o debate sobre desafios do mercado de navegadores no Brasil.

Temas polêmicos também serão colocados em pauta no evento, como tecnologia e privacidade; geotecnologias no combate ao crime; gerenciamento de risco: tecnologia na prevenção de acidentes e roubos de cargas; serviços de localização para melhorar o trânsito; e expectativas das empresas de telecomunicação no mercado de LBS.

O site do evento já está no ar (www.expogps.com.br) com a grade completa, contendo programação, horários, eventos, palestras, debates, feiras e convidados.

GEOBrasil Summit 2007

A edição do ano passado do GEOBrasil Summit bateu recordes de visitação e negócios em relação às edições anteriores. Durante os três dias de evento, 3,5 mil pessoas assistiram a palestras, participaram de workshops e visitaram estandes dos mais de 50 expositores da feira.

Grandes nomes internacionais do setor de geoinformação estiveram presentes. Entre eles o presidente da Esri, Jack Dangermond, que abriu o congresso destacando a importância do GIS no desenvolvimento social e econômico do mundo. Também comentou sobre Web 2.0 e de que maneira as ferramentas como Google Earth e Microsoft Virtual Earth podem ser úteis para complementar alguns sistemas de interpretação.

publicidade