Acaba de ser lançado no Brasil o TerraVista, um software de múltiplas aplicações de U$ 25 mil. Trazido ao Brasil pela Sisgraph e desenvolvido pela norte-americana Terrex, o TerraVista produz uma base de dados a partir de informações sobre altitude, fotos de satélite e aéreas, traçados de rodovias, etc., e as transforma em um terreno em três dimensões.
O software é muito utilizado em simuladores de treinamento e pesquisa, seja para aplicações militares ou comerciais (em companhias aéreas, por exemplo). Também é usado, em menor escala, no desenvolvimento de videogames, mas o seu uso mais comum é realmente criar uma vista aérea 3D para Geographic Information Systems (GIS).
Segundo Damon Curry, vice-presidente de vendas da Terrex, " a maioria desses sistemas de informação geográfica vale-se apenas de mapeamento eletrônico em 2D. E o TerraVista pode pegar esses dados bidimensionais e adicionar-lhes o componente da elevação, definindo os contornos das superfícies, produzindo uma visão tridimensional dos elementos (estradas, árvores, elevatórios de água, aeroportos e assim por diante), de modo que o usuário pode ver as coisas como se estivesse dirigindo um carro ou pilotando um avião.