A Motorola e a Nextel apresentaram, na semana passada, o i85s, espécie de telefone-palmtop. O celular usa a tecnologia K-Java – java para dispositivos móveis criado por Sun e Motorola – que oferece melhor qualidade de conexão. Quem tentou mandar e-mail pelo celular ou navegar pela minúscula tela, sabe que velocidade e manuseio são pontos fracos do WAP. Pois são esses "defeitos" que a Motorola e a Nextel querem atacar, com conexão ininterrupta e transmissão de dados mais veloz.
"O usuário pode estar sempre conectado sem pagar chamada telefônica comum", diz Marco Arruda, diretor da Divisão Iden da Motorola. A velocidade de transmissão no i85s pula de 9.600Mbps para 22Mbps.
Ele tem 4Mb de memória (640K para as "brincadeirinhas do java"), cartão SIM portátil – chip com informações do cliente – para proteção de dados, software TrueSinc para sincronização com PCs e PDAs e recebimento de anexos em e-mails. O java incrementa a interface da tela e aumenta o leque de aplicativos. Em breve, o i85s terá GPS para localização de pessoas.