publicidade

Análise de água no pólo da Embraer

publicidade

Pesquisadores do Instituto de Química da Unesp de Araraquara estão realizando um inventário de parâmetros indicadores da qualidade das águas nos córregos Mulada, Muladinha e Maringá, localizados na propriedade da Embraer onde está sendo implantado um pólo industrial, aeronáutico e espacial, no município de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Desde de dezembro do ano passado, antes do início das obras do novo pólo, a equipe do IQ vem coletando amostras de águas superficiais nos referidos mananciais.

A coleta foi iniciada antes de qualquer atividade de terraplanagem, construção civil ou industrial no local, para caracterizar o passivo ambiental que a empresa adquiriu.

Com o objetivo de verificar possíveis influências sazonais, as coletas e análises estão sendo feitas a cada três meses, ou seja, quatro vezes ao ano, em nove pontos ao longo dos três mananciais. Atendendo a Resolução CONAMA 20, foram escolhidos diversos parâmetros indicadores da qualidade da água, como por exemplo metais pesados, matéria orgânica, pesticidas, coliformes, etc.

O IQ vai realizar um trabalho semelhante para o monitoramento da qualidade das águas subterrâneas.

publicidade