publicidade

Amapá usa GPS no georreferenciamento de comunidades ribeirinhas

publicidade

Em recente estudo realizado pelo ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico do Estado) foram identificadas 34 bacias hidrográficas no Amapá, das quais 21 deságuam no rio Amazonas e 13 no Oceano Atlântico. Na região sul do estado, que forma a área Prioritária I, há uma rede básica de monitoramento que atende a sete das nove bacias existentes, fornecendo informações a respeito da qualidade de água dessa região.

No interesse de expandir essa rede de monitoramento, a Divisão de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente está desenvolvendo o projeto "Diagnóstico Preliminar das Bacias Hidrográficas do Estado do Amapá", com o objetivo de identificar as atividades potencialmente poluidoras localizadas às margens dos principais rios e afluentes, e ainda, levantando dados a respeito do uso do solo e realidade sócio-econômica de 17 bacias da região centro-norte do Estado. Nos trabalhos de campo, são utilizados GPSs para georreferenciar as atividades e comunidades localizadas ao longo dos rios.

A complementação dessas informações está sendo realizada por meio de pesquisas bibliográficas e cartográficas, a fim de se ter uma visão geral do uso e situação ambiental das bacias em questão.

publicidade
Sair da versão mobile