publicidade

Guerra coloca GPS nas manchetes dos noticiários

publicidade

As imagens da guerra no Afeganistão ainda são escassas e, na maior parte das vezes, fornecidas pela CNN ou pela TV Al-Jazira, do Catar, padronizadas em todas as emissoras.

Nas emissoras brasileiras, a preocupação era como ilustrar da forma mais clara possível acontecimentos que nem sempre poderiam ser registrados por câmeras de televisão. Na Rede Globo, de longe a maior e com mais tempo para dedicar à pesquisa, a equipe tenta produzir reportagens voltadas à tecnologia. Foi o caso da matéria sobre o GPS (Sistema de Posicionamento Global), que mostrou porque as bombas inteligentes erram o alvo.

"Entramos numa outra fase, em que tentamos mostrar a geografia da região, como as cavernas, por exemplo", explica o jornalista Luiz Carlos Azenha. Ele lembra que o recurso ainda é necessário porque, embora as imagens disponíveis agora sejam bem melhores que aquelas fornecidas pelas forças armadas americanas no primeiro momento – aqueles fundos verdes com luzes piscando que poderiam ser qualquer coisa -, só mostram o que interessa aos Estados Unidos ou ao Afeganistão.

publicidade