O intercâmbio de informações científicas e tecnológicas entre Brasil e França será intensificado com a transferência do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTec) do Consulado da França para o prédio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
A nova sede foi inaugurada nesta segunda-feira (5/11), em solenidade presidida pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg. Subvencionado pelo governo francês, o CenDoTec atua como um orgão de promoção do intercâmbio bilateral e de divulgação das atividades da cooperação Brasil/França em diversas áreas do conhecimento.
De acordo com o ministro, o fortalecimento desta parceria vai incrementar uma cooperação marcada por numerosos projetos em áreas tradicionais das ciências humanas, ciências da vida e espacial. "Desejamos estimular a criação de novos programas e intensificar os benefícios dessa cooperação".
Em seu discurso, Sardeberg informou que já estão em andamento vários projetos para a cooperação bilateral em áreas como a meio ambiente e energia nuclear, entre outras.