publicidade

Pesquisa da Feagri gera mapas de variabilidade espacial e ganha prêmio

publicidade

Uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Geoprocessamento da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp foi premiada na Sessão "Local to Regional Crop Yield Assessment" da terceira edição da International Conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry, realizada em Denver (EUA) no início de novembro.

O trabalho consistiu em utilizar imagens de satélite e imagens obtidas por videografia multiespectral (a bordo de aviões e helicópteros) para auxiliar o processo de estimativa de safras em usinas de cana-de-açúcar.

A técnica, desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, consiste em capturar imagens digitais, na faixa do Espectro do infravermelho, de áreas plantadas com cana-de-açúcar, e gerar mapas de variabilidade espacial da cultura. Com estes mapas, é possível detectar regiões com maior ou menor produção de biomassa dentro das áreas de plantio. Estes mapas auxiliam os técnicos encarregados de estimar a produção das usinas, direcionando as suas observações de campo.

Este método possibilitou uma melhora de até 12% nos valores estimados de produção, em um trabalho realizado junto com a Usina São João Açúcar e Álcool S/A, em Araras. A técnica pode ser utilizada para outras culturas, para agricultura de precisão, e também no estudo e mapeamento de vegetação natural.

publicidade
Sair da versão mobile