Foi instalado na semana passada o Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), composto por 10 membros e coordenado pela Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Regulamentado pela nova Lei de Informática, o CATI vai atuar como espécie de Comitê Gestor dos recursos a serem destinados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FNDCT) para aplicação em Pesquisa & Desenvolvimento na área de tecnologia da informação. Estima-se um investimento anual de cerca de R$ 67,5 milhões, equivalente a 0,5% do faturamento das empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática e automação beneficiadas pela Lei.
Segundo a secretária de Política de Informática do MCT, Vanda Scartezini, o CATI vai atuar na melhoria da distribuição e do desenvolvimento da tecnologia da informação em todo o país. Integram o Comitê, com um representante cada: MCT, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério das Comunicações, CNPq, BNDES e Finep.
A comunidade científica tem dois representantes, assim como setor empresarial.