publicidade

Governador americano quer proibir divulgação de mapas e dados na web

publicidade

O governador do estado de Nova York, nos EUA, ordenou que os sites das agências federais removam informações importantes que possam vir a ajudar os terroristas a montar um plano de ataque contra infra-estruturas críticas da nação.

A iniciativa foi anunciada duas semanas após o Computerworld americano divulgar um relatório revelando que dezenas de páginas governamentais fornecem mapas interativos de localização, como instalações para armazenamento de detritos nucleares, reatores nucleares e diagramas detalhados das principais redes de telecomunicações dos EUA. Especialistas apontam que, embora a iniciativa do estado de tentar impedir futuros ataques seja louvável, a maior parte das informações críticas não está disponível em sites governamentais, mas sim através de sites privados que operam as instalações.

A disponibilidade de dados importantes na web implica em mudanças significativas para o governo de balancear o direito do público de obter dados referentes à segurança da nação. Com isso, há quem defenda que é preciso encarar o problema de outra maneira – sistematicamente – e não dar início a uma busca frenética para extinguir materiais relacionados à infra-estrutura dos Estados Unidos da vista do público.

publicidade