Uma série de relatórios publicados nesta semana por uma organização ambiental sediada nos EUA mostra que vastas áreas de florestas que se imaginavam intactas estão sendo arrasadas pela mineração e extração de madeira.
Os estudos são baseados em novos mapas de seis regiões – América do Norte, Chile, Venezuela, África Central, Rússia e Indonésia – que cobrem metade das áreas de floresta do mundo.
Os estudos do WRI, feitos ao longo de dois anos, não coletaram dados sobre a nação com a maior área de mata tropical do mundo, o Brasil – que está nos planos da próxima etapa do trabalho, segundo seu coordenador, Dirk Bryant.
Mas o raio-X da detentora da segunda maior área com esse tipo de vegetação, a Indonésia, teve resultados desanimadores. A análise de imagens de satélite mostrou que as selvas estão "esburacadas" pela exploração madeireira.
O relatório sobre a África Central aponta que cerca de 40% das florestas de baixo acesso (áreas contíguas com pelo menos mil quilômetros quadrados e sem estradas) da região estão sob concessão para a indústria madeireira – e seu futuro depende, basicamente, do manejo feito pelos empresários do setor.