Representantes do governo da Ucrânia estão reunidos, desde a semana passada, com autoridades brasileiras. A comitiva ucraniana, com 17 especialistas, permanecerá 10 dias no Brasil. Em pauta, a implementação do memorando de entendimento entre os dois países, assinado em janeiro último, tendo em vista a utilização do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) por foguetes ucranianos Ciclone-4.
Os ucranianos foram recebidos pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, e pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Múcio Dias.
A missão especial ucraniana, chefiada pelo diretor geral da Agência Espacial Nacional da Ucrânia (AENC), Valeriy Komarov, cumprirá extensa agenda, que inclui visita ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e às instalações do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) e do Centro de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, São Paulo. Participam dos encontros, técnicos da AEB e representantes da Aeronáutica, da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) e do Ministério das Relações Exteriores.
As reuniões serão realizadas na sede da Agência Espacial Brasileira, em Brasília.