O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deve aprovar uma resolução obrigando as montadoras a instalar microchips nos veículos fabricados no país a partir de agosto. No futuro, este dispositivo poderá ser acoplado a um sistema de localização por satélite que permitirá descobrir carros e caminhões roubados. Automóveis e caminhões usados poderão receber o dispositivo a critério do proprietário.
O equipamento vai facilitar a fiscalização do pagamento de multas e das taxas de licenciamento. O projeto foi apresentado nesta semana pelo ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, e pelo diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Jorge Guilherme Francisconni, a representantes de montadoras, indústrias de autopeças, transportadoras e empresas de seguro.
A resolução tornando obrigatório o microchip deverá ser aprovada em 45 dias. O ministro da Justiça aposta na medida para combater a criminalidade. "Creio que será uma segurança a mais para os proprietários de veículos, especialmente para os de carga", disse Reale.
O ministro ressaltou que é preciso agir com inteligência e utilizar a tecnologia disponível para enfrentar as quadrilhas.