As cinco comissões do Comitê Brasileiro de Aeronáutica e Espaço (CB-08), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), trabalham na tradução e elaboração de 14 normas para regulamentar o setor espacial. Desse total, quatro novas normas estão praticamente prontas para serem publicadas pelo Conselho da ABNT, nos próximos dias. Todas são relacionadas a sistemas espaciais e estão sendo traduzidas das normas internacionais ISO (International Organization for Standardization).
Na Comissão de Operações e Apoio no Solo para Atividades Espaciais, incorporando as orientações da ISO 14625, está sendo finalizada a norma técnica "Requisitos gerais de segurança para operações nos locais de lançamento". A Comissão Engenharia de Projeto Espacial trabalha na tradução e adaptação da ISO/DIS 14300-1, a norma "Gerenciamento de programas – parte 1".
Já a norma "Gerenciamento de programas – parte 2: Garantia de Produto", traduzida da ISO/DIS 14300-2, está sendo preparada pela Comissão de Interfaces, Integração e Ensaios Espaciais. A Comissão de Ensaios Espaciais também está finalizando a norma que trata dos "Requisitos de segurança para operações de centros de lançamento".