publicidade

Topcomm desenvolve softwares em Linux para radar da Orbisat

publicidade

A Topcomm acaba de fechar um contrato com a Orbisat Sensoriamento Remoto, divisão da Orbisat da Amazônia S.A. A parceria tem como principal foco o desenvolvimento de aplicações para o novo radar de imagens aerotransportado da Orbisat, baseadas em plataforma Linux. Quando ficar pronto, o projeto terá maior resolução e precisão do que os demais radares existentes no mercado mundial.

O equipamento poderá ser utilizado para diversas finalidades, como agricultura, engenharia e mapeamento de tributos territoriais. De acordo com a Orbisat, a superioridade do novo radar da em relação aos similares deve-se ao fato de, ao invés de utilizar luz, lançar ondas eletromagnéticas para captar imagens sem interferências. Assim, o equipamento será capaz de mapear toda superfície terrestre, dia e noite, independente da cobertura de nuvens, das condições atmosféricas e da densidade da vegetação que desejam.

Além disso, vai possibilitar maior precisão vertical e horizontal para geração automática de imagens ortorretificadas. Todos os softwares do radar são baseados na arquitetura Linux. Com essas características, a tecnologia de mapeamento terá melhor relação custo benefício jamais desenvolvida. A Topcomm, que trabalha nesse projeto em parceria com a Advantech, responderá pelos softwares para o equipamento.

A primeira tarefa das empresas foi desenvolver um sistema de aquisição de dados de alto desempenho, que efetua a captura de dados à taxa de 500MHz, que resulta em transferência continua à taxa de 50MB/s, para discos rígidos operando em RAID 0. Além disso, a Topcomm irá desenvolver a infra-estrutura de software Linux para processamento de imagens em um cluster de 35 computadores. Ambas as aplicações desenvolvidas pela Topcomm são baseadas no sistema operacional TopLinux, distribuição de Linux embutido da empresa.

+Informações www.orbisat.com.br ou (19) 3295-8844

publicidade
Sair da versão mobile