A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, em Brasília, aprovou o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas Brasil-Ucrânia. O acordo possibilita a utilização de foguetes ucranianos no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
A aprovação saiu em reunião da Comissão no final de junho, com base no parecer do deputado Werner Wanderer (PFL/PR). O parecer do relator foi aprovado por unanimidade, incluindo as ressalvas apresentadas pelo deputado Waldir Pires (PDT/BA). Apesar de sugerir algumas emendas ao texto do Acordo, o deputado baiano considerou no seu voto que "a cooperação entre Brasil e Ucrânia tende a ser muito proveitosa para o programa espacial brasileiro".
O acordo segue, agora, na forma de decreto-legislativo para apreciação e votação na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.
O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com a Ucrânia foi celebrado em janeiro deste ano, em Kiev, durante visita do presidente Fernando Henrique Cardoso àquele país.