A Nasa e a Nima, agência responsável por mapeamento nos Estados Unidos, devem divulgar mapas topográficos detalhados feitos com base em dados na Missão 2000 Shuttle Radar Topography. As imagens terão 90 metros de resolução digital e serão liberadas para pesquisadores qualificados. Ao mesmo tempo, a agência afirma que irá disponibilizar parte das informações para o público em geral. De acordo com a Nasa, a decisão de divulgar os dados para fora dos EUA vai fazer com que em breve pessoas de todo o planeta possam ver seus países "de uma maneira inteiramente nova".
Os benefícios práticos dos dados de radar, que consegue fazer imagens através de nuvens, poderão ser sentidos em áreas tão diferentes quanto o mapeamento de enchentes e a escolha de localização de antenas para telefones celulares em regiões montanhosas. Os dados da Missão Shuttle Radar Topography estão sendo processados no laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, na Califórnia. Os dados de cada continente estão sendo processados de uma vez e quando um continente estiver completo, os dados serão levados à Nima para finalização e depois para o Centro de Dados de Sistemas de Observação de Recursos Geológicos do governo norte-americano, para distribuição.
A expectativa da Nasa é de processar todas as informações até o fim deste ano. A liberação dos dados com 90 metros de resolução para todos os pesquisadores de todos os países deve demorar, no máximo, dois anos. A Missão Shuttle Radar Topography Mission fez medições em 3D de mais de 80% da Terra entre 60 graus norte e 56 graus ao sul do equador, onde moram aproximadamente 95% da população terrestre.