A Região Metropolitana de Curitiba, rica em bens minerais, ganhou recentemente um Plano Diretor de Mineração, visando garantir que as áreas próprias para exploração sejam utilizadas para esta atividade, sem entrar em conflito com os planos de ocupação urbana e os interesses de preservação ambiental.
O plano é resultado de cooperação entre a Mineropar, pertencente ao governo do Paraná, e o DNPM. Os resultados da pesquisa serão transformados num mapa digital, que indicará a localização dos principais recursos minerais da região, as áreas de preservação ambiental e as de mananciais de abastecimento de água. O projeto teve início há um ano, com recursos próprios da Mineropar.
A parceria com o DNPM tem duração de cinco anos, e garante um aporte de R$ 250 mil para 2002. A Mineropar, que já vem trabalhando com os seus técnicos, poderá ampliar e agilizar os trabalhos contratando parte dos serviços de empresas privadas. Estão sendo realizados o levantamento geológico, o cadastramento da atividade de exploração mineral já existente e a adequação da base cartográfica digital da região. Esses trabalhos deverão estar prontos no final deste ano.