Uma das mais importantes competições off-road da América Latina, o Rally dos Sertões, contou com a utilização de soluções de rastreamento, monitoramento e gerenciamento eletrônico especialmente desenvolvidas pela T-Systems do Brasil.
O trabalho contribui para que vários veículos que introduziram as soluções chegassem nos primeiros lugares da prova. O 10º Rally dos Sertões teve início em Goiânia, região central do Brasil, no dia 24 de julho, e rumou para Fortaleza, onde estão localizadas as mais belas praias da costa brasileira, percorrendo 4.400 quilômetros de distância. A prova, encerrada no dia 2 de agosto, foi dividida em nove etapas, passou por cinco estados do país, em trechos de diferentes níveis de dificuldades.
Dois caminhões Mercedes-Benz e três automóveis Mitsubishi foram equipados com um sistema de rastreamento e comunicação, via satélite, desenvolvida pela T-Systems, em parceria com as empresas HP e a DaimlerChrysler. Além de ter possibilitado a localização instantânea dos veículos durante todo o trajeto, o sistema permitiu o monitoramento online, via Internet, de parâmetros operacionais, como velocidade, pressão do óleo, temperatura e rotação do motor.
Um dos Mercedes-Benz equipados com as soluções da T-Systems, conduzido por André Azevedo e Róbson Oliveira, venceu a competição na categoria geral de caminhão. Já um dos Mitsubishi, também equipado com este tipo de solução, pilotado pela dupla Klever Kolberg e Lourival Roldan, chegou em segundo lugar na categoria geral de carros.