publicidade

Polícia se moderniza com a adoção de geotecnologias

publicidade

A direção do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) de São Paulo divulgou que o sistema de monitoramento de veículos, instalado há poucos dias em 20 carros, estará operando em todos os 200 veículos do departamento no prazo de dois meses.

De uma central, é possível localizar os automóveis e saber até mesmo a velocidade em que eles estão trafegando. Tudo isso é acompanhado em um telão. O principal objetivo do monitoramento é tornar mais ágeis as investigações e intensificar o apoio às equipes que estão na rua. Em breve, os policiais estarão equipados com micros de mão (handhelds). As polícias de todos os Estados estão se modernizando.

Entre as principais fornecedoras de soluções para a polícia de diversos Estados está a Sisgraph, representante da Intergraph. Recentemente, forneceu diversos programas para equipar a PM do Rio Grande do Norte, incluindo programas de estatísticas, mapeamento digital e despacho eletrônico em tempo real. Assim como o Denarc, os carros potiguares também utilizam GPS para localização. Foi a Intergraph que desenvolveu e instalou o sistema, baseado em sua linha GIS (Sistema de Informação Geográfica) GeoMedia, que equipa as principais polícias do mundo, como as de Toronto, no Canadá, e Washington, nos Estados Unidos.

A empresa informa que também equipou, há dois anos, a PM do Ceará, onde 90% dos veículos circulam com o GPS instalado, além de notebooks para consulta ao banco de dados.

publicidade
Sair da versão mobile