Desde o início do mês, uma missão de empresários do Brasil está visitando pela primeira vez Cingapura, Malásia e a Tailândia, no Sudeste Asiático.
Os 20 empresários, que retornam na segunda-feira (9/9), buscam contatos com representantes de diversos setores, desde o aeroespacial e siderúrgico ao agrícola. A iniciativa pioneira realiza-se em conjunto com o governo brasileiro e visa incrementar as relações comerciais com esses países, além de pretender ampliar acordos de cooperação em áreas estratégicas.
O setor de satélites é um dos mais promissores. A Brazsat – que já possui um acordo de cooperação com o Singapore Teleport e com a Shin Satellite, da Tailândia – quer criar um link entre teleportos do Brasil e da região para ampliar a comunicação entre o Sudeste Asiático e o Mercosul. Pelo menos a empresa tailandesa já sinalizou que tem interesse em investir numa parceria no Brasil. E na Malásia há possibilidade de estender a cooperação em telecomunicações voltada para a indústria aeroespacial brasileira.
A Embraer, que tem um escritório de representação em Cingapura, pretende reforçar os contatos na área de Defesa. A maioria das empresas que fazem parte da missão busca pela primeira vez oportunidades de negócios nesse mercado.